Pais levam filhos de 5 a 12 anos para receber a vacina contra gripe

gripe-criancas

Os pais atenderam ao chamado da Prefeitura e foram levar os filhos de 5 a 12 anos para tomar a vacina contra a gripe nesta terça-feira (24/5). Foi o primeiro dia de abertura da vacinação para a população em geral, em 106 unidades de saúde de Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou os grupos depois de concluir a convocação dos públicos-alvo prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, do Ministério da Saúde.

Na quinta-feira (26/5), o grupo formado pelas pessoas entre 50 e 59 anos será chamado para receber a vacina contra o influenza (vírus da gripe). O escalonamento garante a segurança sanitária na aplicação das doses ao reduzir aglomerações nos pontos de imunização.

“Tem que evitar”, disse o engenheiro Rafael Bortoli, sobre o risco de a filha contrair o vírus da gripe. Ele levou Rafaela, de 7 anos, ambos com máscaras, para ser vacinada contra o influenza na Unidade de Saúde Vila Feliz, no Novo Mundo. “Não doeu nada”, comentou a menina, já vacinada com duas doses contra a covid-19.

Já Airan Matsuno, de 9 anos, reclamou de uma dorzinha nos dois braços – ele tomou a segunda dose contra a covid e a dose única contra a gripe. “Não vou poder jogar no gol”, brincou o menino. “Foi melhor dar as duas vacinas para ele ficar livre logo”, justificou o pai, Sandro, analista de orçamento. Ambos usavam máscaras.

Nesta manhã, na Unidade de Saúde Vila Feliz, a cada cinco minutos chegava uma criança para ser vacinada contra a gripe. Samuel, de 6 anos, foi levado pela mãe, a analista de recursos humanos Anna Paula Oliveira dos Santos.

“Eu estava monitorando o site da Prefeitura de Curitiba. Quando vi que abriram para faixa etária do Samuel, tratei logo de trazê-lo para ser vacinado contra a gripe”, contou Anna Paula, de máscara, assim como o filho. O menino já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19.

Explicação
Segundo Priscila Yanaze, autoridade sanitária local, não tem sido difícil convencer os pais da importância de aplicar as duas vacinas nos filhos. “A vacina da gripe já tem uma história. A da covid é nova, encontra um pouco de resistência, mas a gente explica com calma e consegue superar isso”, relatou.

A convocação de crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos segue a lógica de chamar primeiramente os grupos das faixas etárias mais próximas daqueles que têm maior vulnerabilidade imunológica (idosos e crianças pequenas).

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Confira os locais no site Imuniza Já. O uso de máscara dentro das Unidades de Saúde é recomendado.

Adesão à campanha
A SMS também reforça a orientação para quem faz parte dos grupos prioritários: vacine-se contra a gripe. A priorização de públicos-alvo mais vulneráveis visa protegê-los de casos mais graves da gripe, que pode levar a internamentos e morte.

“Muita gente ainda não compareceu e esperamos que se vacinem o quanto antes. Os meses mais frios do ano estão chegando e é a época em que, historicamente, Curitiba tem maior incidência de pessoas adoecendo por doenças respiratórias. Quereremos preservar vidas e, para isso, o curitibano precisa fazer sua parte”, convoca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Até a última sexta-feira (20/5), apenas 48,4% dos idosos com 60 anos ou mais haviam recebido a vacina contra a gripe. A porcentagem de imunizados para este grupo (o primeiro a ser chamado, no final de abril) em Curitiba é maior que a média nacional (42%), mas muito abaixo da meta da campanha, que é de 90% de imunizados.

Em 2021, a adesão do curitibano à vacina da gripe também foi abaixo da esperada: 56,1%. Segundo o Instituto Butantan, fabricante da vacina contra influenza usada na campanha, a baixa cobertura vacinal foi dos fatores que contribuiu para a epidemia da doença no Paraná no final do ano passado.

Além da imunização, é essencial que todos sigam com cuidados sanitários como manter os ambientes arejados, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Em caso de tosse e espirro, proteger o rosto com apoio do cotovelo - e não das mãos. O uso de máscara é recomendado em ambientes fechados ou nos ambientes abertos com aglomeração de pessoas.

Cronograma de vacinação contra a gripe
Segunda a sexta-feira, da 8h às 17h

• A partir de 24/5 (terça-feira): vacinação de crianças de 5 a 12 anos e repescagens
• A partir de 26/5 (quinta-feira): vacinação de adultos de 50 a 59 anos e repescagens

Repescagens: devem procurar a vacina pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. Os grupos são: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puéperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).

Locais de vacinação

A vacina contra a gripe é ofertada em 106 unidades de saúde, das 8h às 17h. Confira o local mais próximo no site Imuniza Já Curitiba.

ATENÇÃO:

• Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e crianças com doenças crônicas podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

• Pessoas com 12 anos ou mais podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Mãe Curitibana.

• A vacinação de motoristas do transporte coletivo é feita nos locais de trabalho; profissionais de Saúde autônomos são vacinados na sede do Coren-PR (Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, Seminário, das 8h às 17h).