Outubro Rosa reforça importância de hábitos saudáveis e autocuidado

Cida-OutubroRosa

Nesta segunda-feira (3/10), às 10h, acontece a abertura do Outubro Rosa, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP) no calçadão da Rua XV de Novembro. A ação é uma realização da ACP, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Com o mote: “você não pode prever o amanhã, mas pode se cuidar hoje”, a campanha deste ano reforça a necessidade de se manter hábitos saudáveis para evitar doenças, como o câncer de mama e do colo do útero.

“Estimativas mostram que com hábitos saudáveis é possível em reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A iniciativa se soma às demais que a Prefeitura promove no âmbito do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

O evento contará com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, entrega de flyers da campanha e orientações sobre como prevenir o câncer de mama e do colo do útero com a ginecologista e obstetra Karina Prosdócimo, da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida (veja algumas dicas abaixo).

Serviço disponível
A secretária lembra que a rede municipal de saúde está pronta para atender e realizar os exames de rotina, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, durante todo ano.

“Os serviços não ficam disponíveis apenas durante o mês, mas o Outubro Rosa é importante para reforçar e relembrar a mulher sobre esse cuidado”, diz Beatriz (veja abaixo com agendar e qual a indicação).

De acordo com Beatriz, o exame citopatológico de colo do útero, conhecido como preventivo, é realizado diretamente na unidade de saúde. Já o exame de mamografia é realizado nos prestadores de serviço, mas não há filas para o encaminhamento.

“As solicitações de mamografia são marcadas de uma semana para outra ou, no máximo, em 15 dias”, afirma.

“Nós ofertamos quase nove mil mamografias todos os meses e sobram vagas”, diz a secretária. “Em meses de campanha, chegamos a ofertar quase 11 mil”, complementa.

Em 2021, por exemplo, foram ofertadas 105,8 mil mamografias pela SMS e foram agendadas 52,6 mil, mas só houve comparecimento a 27,7 mil, que é o total de exames efetivamente realizados no último ano. O absenteísmo não ocorreu apenas durante “anos pandêmicos”. Em 2019, ano pré-pandemia, foram disponibilizadas 85,8 mil mamografias, 62,9 mil foram agendas e apenas 49,6 mil efetivamente realizadas.

O encaminhamento para atendimento na rede também é rápido quando for encontrada alguma alterção que precise de acompanhamento ou tratamento. De acordo com a diretora do Centro de Assistência à Saúde da SMS, Oksana Volochtchuk, não há fila para o encaminhamento na especialidade de oncologia.

Sem plano de saúde
A técnica de enfermagem aposentada Maria Aparecida Rodrigues do Santos, de 57 anos, sabe bem como é contar com a agilidade do SUS Curitibano para o encaminhamento na especialidade de oncologia.

Após perceber alteração na mama direita, em 2016, ela procurou um médico. Diagnosticada com câncer de mama após realizar exames, iniciou o tratamento pela rede privada, onde buscou atendimento.

Após realizar sessões de quimioterapia e cirurgia de retirada de parte da mama e de reconstrução, Maria Aparecida precisava, ainda, passar por radioterapia. O tratamento, porém, não pode ser seguido via plano de saúde, pelos custos cobrados de co-participação.

“Eu saí do hospital nervosa, passei na unidade Mãe Curitibana e fui muito bem orientada por uma enfermeira sobre o funcionamento do sistema. Então, bati na porta da Unidade de Saúde Camargo, no meu bairro, e fui acolhida", diz.

"No mesmo dia em que procurei a unidade de saúde já passei por consulta. Na mesma tarde, eu já tinha meu encaminhamento para o Hospital Erasto Gaertner e na mesma semana comecei minhas sessões de radioterapia”, lembra Maria Aparecida.

“Eu fiquei surpresa com a rapidez, só tenho elogios”, conta ela, que hoje trabalha na Associação Amigas da Mama, exercendo atualmente a função de vice-presidente.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. (EUA). O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Incidência
O câncer de mama em Curitiba, assim como no restante do país, é o tipo de câncer com maior incidência na população feminina, excluído o câncer de pele não melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil por ano. No Paraná, foram estimados 3.470 casos novos por ano. E, em Curitiba, a estimativa é de 570 novos casos de câncer de mama por ano.

Já a estimativa do Inca para câncer do colo do útero é de 16.590 casos novos por ano no país. No Paraná, foram estimados 990 casos novos e em Curitiba, 100 por ano. Dentre os dez cânceres mais incidentes (exceto melanona), o de colo do útero responde a 7,4% dos casos na população feminina no país.

Serviço: abertura do Outubro Rosa
Data: segunda-feira (3/10), às 10h
Local: Rua XV de Novembro, 621, em frente à ACP


Mamografia e Preventivo
Como agendar:

  • Diretamente na unidade de saúde
  • Pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, na opção “agendamento com a enfermagem”. Durante o atendimento com a enfermagem na unidade de saúde, então, a solicitação é analisada e encaminhada, se estiver enquadrada dentro dos critérios técnicos do protocolo.
  • Pela Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

 

Onde são realizados os exames:

  • A mamografia é agendada para ser realizada em um dos prestadores de serviço do SUS Curitibano e o exame preventivo é realizado diretamente na unidade de saúde.

Público-alvo:

Público-alvo para a mamografia: mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

***Mulheres de qualquer idade que encontrem alterações na mama ou que tenham fatores de risco (como histórico familiar ou exames anteriores alterados) devem procurar o serviço de saúde e seguir a orientação do profissional para a realização da mamografia.

Público-alvo para o preventivo: mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos (desde que tenha dois exames anuais consecutivos normais anteriormente). Se tiver alteração, siga a orientação do serviço de saúde.
*** Mulheres de outras idades que já tenham iniciado vida sexual também podem agendar o exame, embora não sejam o foco principal, por não serem o público mais suscetível.
***O exame pode ser solicitado pelo médico também, quando houver queixa ginecológica da paciente.

Dicas de prevenção do câncer de mama

  • Tenha uma alimentação saudável
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Não fume, evite bebidas alcóolicas e não faça uso de drogas
  • Controle seu peso com uma alimentação saudável
  • Esteja atenta às modificações que podem aparecer nas suas mamas
  • Se você tem 50 a 69 anos, o exame de mamografia rotina deve ser feito a cada 2 anos
  • Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde
  • Faça mamografia de acordo com orientação do profissional de saúde

Dicas de prevenção do câncer do colo do útero

  • Não fume. O tabagismo está associado ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.
  • A vacina contra o HPV e o exame Papanicolau são ações de prevenção.
  • A vacina contra o HPV é indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos e está disponível em 106 unidades de saúde. Confira os locais no site Imuniza Já Curitiba.
  • O exame Papanicolau, conhecido como preventivo, é realizado nas unidades de saúde para mulheres que tenham iniciada a vida sexual, conforme periodicidade previstos nos protocolos de rotina, e quando há queixa ginecológica.
  • Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.