Semana terá reiki, auto-hipnose e mais atividades pela saúde mental em Curitiba

saúde mental

Segunda-feira, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Em Curitiba, a data ganhou uma semana inteira de atividades para lembrar à população a importância de desenvolver hábitos e cuidados que promovam o bem-estar.

A abertura da Semana da Saúde Mental, na segunda-feira (10/10), será na Praça Rui Barbosa, com uma série de atividades das 10h às 17h. Durante o dia, a Rua da Cidadania Matriz também terá atrações (programação completa abaixo). No feriado de quarta-feira (12/10) não haverá programação.

Com organização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão ofertadas à população auriculoterapia, reiki, meditação, auto-hipnose, orientações sobre saúde e empregabilidade, atividades físicas e culturais para crianças e adultos, apresentações de dança e música dos grupos de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, exposição de produtos confeccionados pelos pacientes dos Caps e residências terapêuticas.

A celebração do Dia Mundial da Saúde Mental continua até sexta-feira (14/10), com eventos descentralizados pelos bairros. As atividades fazem parte do Curitiba Viva Bem, conjunto de políticas públicas da Prefeitura para a promoção do bem-estar e qualidade de vida na cidade.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Cristiane Rasera, a questão já vinha se configurando como um dos problemas do milênio em escala global mesmo antes da pandemia.

"A covid-19 expôs ainda mais a necessidade de se promover a saúde mental na sociedade. Por isso, intensificamos nesta semana as abordagens sobre o tema”, destaca Cristiane.

A Semana da Saúde Mental em Curitiba é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com as secretarias de Defesa Social e Trânsito, Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Meio Ambiente e Governo Municipal, por meio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS).

Dicas para manter uma boa saúde mental
- Alimente-se bem;
- Não tenha medo de pedir ajuda profissional. Na rede pública de saúde em Curitiba, veja aqui as formas de acesso aos serviços;
- Pratique atividade física;
- Tenha uma boa rotina de sono;
- Fale sobre os seus sentimentos;
- Aproveite momentos com quem você ama


Serviço: Semana da Saúde Mental em Curitiba
Dia: 10/10 (segunda-feira) - Dia Mundial da Saúde Mental em Curitiba
Programação na Praça Rui Barbosa
10h – Abertura Oficial – apresentação da Banda do Caps Santa Felicidade e do Coral do Caps Cajuru
11h30 – Aula de Zumba do Caps Cajuru
11h - Roda de conversa sobre promoção da saúde mental
12h30 – Projeto Cultural Afro Pop
13h - Apresentação musical do Caps Boqueirão
13h30 - Apresentação musical do Caps Bairro Novo
14h - Grupo de dança da Unidade de Saúde Xapinhal
14h30- Oficina Mente e Música e DJ do Capsi Centro Vida
15h - Escola de Samba Acadêmicos da Realeza
15h30 - Roda de violão amador do Caps Cajuru
16h - Oficina de Orientação e Sensibilização para Atendimento

Ao longo do dia:
Rua da Cidadania Matriz
- Oferta de auriculoterapia, reiki, auto-hipnose e meditação (auditório da Rua da Cidadania)
- Exposição de produtos feitos por pacientes dos Caps e residências terapêuticas e oficina de mosaico (Rua da Cidadania)
e Rua da Cidadania Matriz
Praça Rui Barbosa
- Atividades para crianças: pintura em guache; camarim de pintura, escultura com balões, criação de instrumentos musicais de sucata, teatro de fantoches, jogos gigantes, projeto Vamos Pintar Curitiba 330 anos
- Orientações para Cadastro Único e Sine e Liceu do Ofícios
- Ônibus Intervidas e Consultório na Rua
- Distribuição de mudas do Horto Florestal

 

11/10 (terça-feira)
Programação Boqueirão
9h – Caminhada com saída do Quartel do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 9190)
10h – Oferta de escuta e agendamento para acolhimento no Caps Boqueirão, na Unidade de Saúde Menonitas (Rua Dr. Domício Costa, 52)
14h – Atividade física orientada por profissionais da Smelj, na Praça Menonitas (R. Paulo Setúbal, 3.291)
15h – Oferta de escuta e agendamento para acolhimento no Caps, na Unidade de Saúde Visitação (Rua Bley Zorning, 3.136)

Programação Pinheirinho
10h e 14h – Atividades recreativas (rodas de conversa, piquenique, pintura fácil para crianças, musicalização), com apoio da equipe da SMELJ, na Praça Zumbi dos Palmares (Elói Orestes Zeglin, 7)
14h – Atividades físicas, com apoio da equipe da SMELJ e sensibilização para o tema da Saúde Mental, na Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033)

 

13/10 (quinta-feira)
Programação Portão
9h – Jardinagem e horta com as crianças atendidas pelo Caps Infantil Portão e as crianças da Escola Municipal Maria Nicolas (evento fechado)
15h às 17h – Roda de conversa, oficina de música e atividade física na Rua da Cidadania do Fazendinha/Portão (Rua Carlos Klemtz, 1.700)

Programação Santa Felicidade
11h30 às 13h30 – Grupo de música, exposição em cordel das atividades produzidas no Caps Santa Felicidade, orientações sobre saúde mental, ioga, alongamento, técnicas de respiração para controle da ansiedade, auriculoterapia na Praça São Marcos (Rua Santa Bertila Boscardin, 29)

Programação CIC
13h30 às 16h30 – Caminhada e atividades lúdicas com pessoas no Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, s/n)

Programação Tatuquara
8h30 - Alongamento e Caminhada no Clube da Gente do Tatuquara (Rua Evelazio Augusto Bley, 151)

Programação Bairro Novo
14h – Apresentação do grupo de música do Caps Bairro Novo no Clube da Gente Bairro Novo (R. Marcolina Caetana Chaves, 150 - Sítio Cercado)

 

14/10 (sexta-feira)
Programação Boa Vista
10h – Caminhada e dança circular no Parque São Lourenço (R. José Brusamolin, s/n - São Lourenço)

Programação Cajuru
14h – Aula de zumba, gincana e jogos na Praça Iracema (Rua Prof. Nivaldo Braga, 1571)

Programação Matriz
9h – Atividade com profissional de Educação Física na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, s/n);
Ao longo do dia: Apresentação de dança flamenca apresentada nos equipamentos da SMS no Distrito Sanitário Matriz

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.