Pacientes dos Caps cantam pela superação na Rua da Cidadania da Matriz

saude-mental-personagem

Jhonattan Cordeiro tocava flauta, enquanto lágrimas corriam pelo seu rosto. Emocionado, sabia que, ao menos por aquele momento, não estaria invisível. Fabiano Guilherme levantava as mãos confiante, exigindo mais participação do público, que prontamente respondia. Cândida Bispo, meio passo à frente do restante do seu grupo, sorria, sorvendo cada detalhe daquele momento em que todos olhavam em sua direção.

Em comum, os três têm histórico de luta e superação. Lutam, no dia a dia, contra o estigma e superam, a cada passo, as dificuldades impostas pelas condições relacionadas com sua saúde mental. Os três são pacientes acompanhados por Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Curitiba e participaram, nesta segunda-feira (10/10), com outros colegas pacientes, da abertura da Semana da Saúde Mental, na Rua da Cidadania da Matriz.

Jhonattan, Fabiano e Cândida emocionaram o público e se emocionaram, cantando pelo coral do Caps Santa Felicidade e do Cajuru. A cada música executada, a superação e a certeza de “também ser capaz”. Estimulados pelos profissionais de saúde que os acompanhavam, seguiram em frente, “enfrentaram” o público e fizeram daquele momento, o “seu momento”.

Asa Branca, Trem Bala, É Preciso Saber Viver foram algumas das canções escolhidas no repertório, com letras que pegaram lá no fundo da alma de cada um deles e também de quem assistia à apresentação.

“Estou muito emocionado”, afirmou Jhonattan, ao final da apresentação, com os olhos ainda marejados, mas já mudando de assunto e listando todos seus dotes: “além da flauta, sei tocar violão, guitarra, baixo e gaita de boca”, contou orgulhoso. “Mas não gosto muito de gaita de boca porque fica muita ‘baba'”, emendou.

Questionado sobre onde aprendera a tocar tantos instrumentos respondeu que tudo ocorreu no Caps, logo entregando: “aí é que tudo começa na minha história”. Jhonattan tem 33 anos e faz acompanhamento desde criança, por conta de esquizofrenia. “Descobri quando era criança. Foi numa viagem para São Paulo. Fiquei estressado e tive um surto”, lembra. “Desde então frequento o Caps.”

Incentivado pelas profissionais de saúde que o acompanham, o paciente fala das suas dificuldades do dia a dia, mas da alegria e acolhimento que encontra no Caps Cajuru.

“No Caps eu me sinto respeitado”, afirma Jhonattan, contando todas as demais atividades que desenvolve nas terapias: “faço aula de zumba, participo do jornal do Caps, faço terapia ocupacional, autocuidado, tenho uma grade cheia de atividades.”

Cândida, 57 anos, faz tratamento para ansiedade e busca no Caps Santa Felicidade auxílio para lidar emocionalmente com os problemas familiares que enfrenta.

Já Fabiano, 44 anos, faz o tipo prático. Conta que é feliz e faz acompanhamento no Caps Cajuru por conta do alcoolismo. “Eu sei que é uma doença que eu tenho. As pessoas, às vezes, não entendem”, afirma.

saude-mental

Semana da Saúde Mental
Com organização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram ofertadas a toda a população durante o evento na Rua da Cidadania da Matriz: auriculoterapia, reiki, meditação, auto-hipnose, orientações sobre saúde e empregabilidade, atividades físicas e culturais para crianças e adultos, apresentações de dança e música dos grupos de usuários dos Caps, exposição de produtos confeccionados pelos pacientes dos Caps e residências terapêuticas.

“Que todos que precisam de suporte emocional e tratamento de saúde mental encontrem respeito em nossa sociedade. Nossos serviços estão de portas abertas e prontos para apoiar”, afirmou o superintendente da SMS, Juliano Gevaerd.

A celebração do Dia Mundial da Saúde Mental continua até sexta-feira (14/10), com eventos descentralizados pelos bairros. As atividades fazem parte do Curitiba Viva Bem, conjunto de políticas públicas da Prefeitura para a promoção do bem-estar e qualidade de vida na cidade.

A Semana da Saúde Mental em Curitiba é uma realização da SMS, Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS); em parceria com as secretarias de Defesa Social e Trânsito, Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Meio Ambiente e Governo Municipal, por meio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS).candida-saude-mental

Presenças
Participaram da abertura da Semana da Saúde Mental também a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros; a coordenadora da Saúde Mental da SMS, Cristiane Rasera; o presidente do CMS, Adilson Tremura; a representante do segmento dos usuários do CMS, Maria Lúcia Gomes; a supervisora do distrito sanitário da Matriz, Gisele Jarek Túlio e a supervisora do distrito sanitário de Santa Felicidade, Manoela Santos.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.