Com horário até as 21h, Saúde coloca em dia vacinação das famílias

horario estendido vacinação 14102022

A maquiadora Mariana Iglesias do Prado, 46 anos e o filho Murilo, 12 anos, tiveram um programa em família diferente na noite da última segunda-feira (10/10): se vacinar. Eles foram até a Unidade de Saúde Iracema, uma das dez unidades de Curitiba que, nesta Semana da Criança, estenderam seu horário de vacinação até as 21 horas, uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para aumentar as coberturas vacinais na cidade.

“Achei ótima essa iniciativa, incentivar a vacinação de toda a família. Fica todo mundo protegido. É essencial que todos se protejam, impedindo que doenças circulem”, disse Mariana.

Ela foi vacinada com a dose de reforço contra a covid-19 e com vacina contra a febre amarela. Murilo recebeu as doses contra o HPV e a vacina meningocócica ACWY, ambas recentemente incluídas como as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde para os adolescentes. “Vacinar evita aborrecimentos mais sérios, como ficar doente”, disse o adolescente.

Além do horário estendido até as 21h, também nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/10), a SMS fará, no sábado (15/10), mais um Dia D de multivacinação, em 19 unidades de saúde, que vão vacinar crianças, adolescentes, adultos e idosos das 9h às 17h. Os locais podem ser consultados no site Imuniza Já Curitiba.

Imuniza Já
Também em família, o casal de funcionários públicos Carlos Antonio Plocharski, 46 anos, e Karla Érica, 38 anos, levaram o filho Enrico, 3 anos, para receber a dose da vacina contra a poliomielite. “Vimos na televisão que tinha essa dose extra para as crianças e foi ótimo ter esse horário noturno para vaciná-lo, pudemos vir todos juntos”, conta Karla.

Carlos disse que é importante que todos na família estejam com as vacinas em dia, o que evita ser contaminado e passar a doença para outro.

“A equipe da unidade consultou o histórico de vacinas de nós três. Hoje, só o Enrico tem vacina a receber. É super importante estar vacinado, é até um dever público. Além disso, ninguém quer ter filho doente em casa, no hospital”, afirmou Carlos.

Para todas as idades
A médica Márcia da Silva Oliveira, 45 anos, aproveitou o horário para levar, de uma vez só, as duas filhas para receberem as doses de proteção. “Com a rotina do dia a dia ou tenho de alterar horário no trabalho ou tirar as crianças da escola para conseguir trazer. Hoje, um pouquinho mais tarde, viemos todos”, falou.

A filha mais velha, Fernanda, 10 anos, recebeu a vacina contra o HPV e a mais nova, Lívia, 5 anos, a segunda dose da vacina contra a covid-19. “No consultório, sempre recomendo aos pacientes que tomem as vacinas que às vezes nem sabem que devem tomar, especialmente os idosos e adultos”, fala.

Consulta doses pendentes
Em Curitiba, para saber ser há vacinas a serem recebidas, basta consultar o Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), e clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.

Para crianças de 1 a 4 anos, mesmo que não haja doses em atraso, a recomendação é leva-las às unidades de saúde para receberem a gotinha da vacina contra a poliomielite, uma dose extra ofertada em campanha nacional.