Neste sábado (15/10), 19 unidades de saúde realizam do Dia D de multivacinação

banner dia d 15102022

Fechando as ações da Semana da Criança, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba realiza, neste sábado (15/10), o Dia D municipal de multivacinação. Serão 19 Unidades de Saúde que vão realizar a vacinação das 9h às 17h, com imunizantes para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Os endereços das 19 unidades de saúde que participam do Dia D estão abaixo e no site Imuniza Já Curitiba.


Esta é mais uma oportunidade em que as unidades abrem em horários alternativos para que os curitibanos de todas as idades coloquem em dia as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, além dos imunizantes contra covid-19 e gripe.

“Nosso objetivo é aumentar as coberturas vacinais, ampliando a barreira de proteção contra doenças que são graves, como a poliomielite, o sarampo, a febre amarela”, explica o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Juliano Gevaerd.

Quarta edição
Este é a quarta edição do Dia D que a SMS realiza em Curitiba em um período de 126 dias. Somando as vacinas feitas nas três edições anteriores (em 11 de junho, 23 de julho e 20 de agosto ), as equipes da SMS aplicaram 52,2 mil doses de imunizantes nesse horário especial.
Desta vez, o sábado de multivacinação na cidade encerra a programação da Semana da Criança, que teve também vacinação em horário estendido até as 21 horas em dez unidades de saúde (nos dias 10, 11, 13 e hoje, sexta-feira, 14/10).
Além disso, na última quarta-feira (12/10), a SMS realizou a vacinação contra a pólio para crianças de 1 a 4 anos e orientou as famílias sobre a imunização durante a tradicional Festa do Dia das Crianças no Pavilhão do Parque Barigui.

Vacinas disponíveis
Neste Dia D municipal, serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), BCG, rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Também será feita a vacinação contra a covid-19 para as populações elegíveis a este imunizante (a partir dos 3 anos de idade) e contra a Influenza (gripe), a partir dos seis meses de idade.

Vacina contra a pólio
Devem ser levadas às unidades de saúde todas as crianças com menos de 5 anos para receber a vacina contra a poliomielite. A SMS prorrogou a campanha nacional que oferta uma dose de reforço deste imunizante, visto que é necessário ampliar a cobertura vacinal de rotina (86,7%) e também a cobertura da campanha (47,6%).

Para as crianças menores de 1 ano, será feita a atualização da carteira, conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário (três doses da Vacina Inativada Poliomielite, a VIP).

Os pequenos de 1 a 4 anos que já receberam as três doses da VIP e duas doses de reforço (aos 15 meses e ao completar 4 anos) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, vão receber uma dose extra da VOP.

Caso seja verificado que ainda falta alguma dose do esquema inicial, as equipes de Saúde vão fazer a atualização da carteira vacinal dos curitibinhas.

Vacina contra a covid-19
Também serão ofertadas as vacinas contra a covid-19 para todos os públicos elegíveis, tanto para quem precisa iniciar ou completar o esquema vacinal inicial (primeira e segunda doses) quanto quem tem doses de reforço pendentes. Confira os grupos que têm a vacina anticovid disponível em Curitiba:

1ª dose: Todos com 3 anos completos ou mais;
2ª dose: Todos com 3 anos completos ou mais;
1º reforço: Todos com 12 anos ou mais;
2º reforço: Pessoas imunossuprimidos com 12 anos ou mais; profissionais de saúde; pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais;
3º reforço: Pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais; pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose; ou profissionais da saúde vacinados com Janssen na 1ª dose;
4º reforço: Pessoas imunodeprimidas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen na 1ª dose.
Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado. Confira aqui quantas doses de vacina são indicadas para cada grupo da população.

Vacina contra a gripe
A SMS recomenda que os curitibanos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos da Semana da Criança para receber este imunizante.

Isso porque, historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde com a chegada da primavera e a imunização contra a gripe é uma ferramenta essencial para proteger, especiamelte as pessoas mais suscetíveis ao agravamento desta doença.

Vacinas para adolescentes
Os adolescentes também devem conferir se tem doses de imunizantes a receber, inclusive daquelas vacinas que foram ampliadas recentemente para esse grupo.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, desde agosto a SMS passou a ofertar, temporariamente, a vacina a meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos completos. Até então esse imunizante era apenas para adolescentes de 11 e 12 anos.

A vacina contra o HPV também ganhou novos públicos: passou a ser recomendada para meninos de 9 e 10 anos, além dos garotos de 11 a 14 anos, igualando a recomendação já feita para as meninas: de 9 a 14 anos.

Consulta doses pendentes
Para verificar se há vacinas pendentes, basta acessar o Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), e clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.
Para crianças de 1 a 4 anos, mesmo que não haja doses em atraso, a recomendação é levá-las às unidades de saúde para receberem a gotinha da vacina contra a poliomielite, uma dose extra ofertada em campanha nacional.

No caso das vacinas contra a covid-19, confira aqui quais doses você precisa tomar e quais os intervalos entre uma aplicação e outra.

Oferta permanente
Quem ainda assim não puder atualizar sua situação vacinal nesta Semana da Criança, a SMS lembra que Curitiba oferta a vacinação permanentemente nos horários regulares de atendimento em 107 unidades de Saúde (a Unidade de Saúde Ouvidor aplica apenas doses contra covid e gripe, para pessoas acima de 12 anos), nos horários de funcionamento de cada local.
Confira os endereços e horários de vacinação de todas as unidades no site Imuniza Já Curitiba.


Serviço

Semana da Criança - Multivacinação no Dia D
15/10 (sábado) - 9h às 17h

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado
Unidade de Saúde Sambaqui
Rua Roberto Dala Barba, 44 - Sítio Cercado

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 - Bacacheri
Unidade de Saúde Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 - Bairro Alto

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 - Hauer

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Salgado Filho
Avenida Senador Salgado Filho, 5265 Uberaba
Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 - Capão da Imbuia

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Cândido Portinari
Rua Durval Leopoldo Landal, 1529 - Cidade Industrial
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 - Cidade Industrial

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 - Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Ipiranga
Rua Santa Regina, 667 - Capão Raso
Unidade de Saúde Vila Leão
Rua Primo Lourenço Tosin, 21, Novo Mundo

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 - Fazendinha
Unidade de Saúde Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1495 - Vila Guaíra

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 - Vista Alegre
Unidade de Saúde Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1684 - Campina do Siqueira

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
Unidade de Saúde Palmeiras
R. João Batista Burbelo, 12 - Tatuquara