Mais de 8,7 mil doses foram aplicadas neste Dia D em Curitiba

gotinha

Mesmo com o clima chuvoso em Curitiba, milhares de pessoas aproveitaram para atender ao chamado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e colocar a carteira de vacinação em dia. A quarta edição do dia D, promovido neste sábado (15/10), a SMS aplicou 8763 doses de imunizantes. O atendimento ocorreu em 19 unidades de saúde da cidade.

Neste quarto dia D municipal foram ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), BCG, rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Confira os endereços e horários de vacinação de todas as unidades no site Imuniza Já Curitiba.

Para o analista de sistemas Gilberto Marcondes Leal, o sábado foi dia de atualizar a carteira. “É muito importante deixar todas as vacinas em dia, já que algumas doenças que nem ouvíamos falar mais estão aí. Deixando minha carteira em dia fico bem mais tranquilo” disse Gilberto.

O professor Adenilson Dias aproveitou o dia, que era em homenagem a sua profissão, para vacinar os filhos Sofia (9 anos) e Antônio (6 anos). E ele também tomou as vacinas necessárias. “Esse foi o meu presente no dia do professor. Todos nós temos que tomar as mais diversas vacinas disponíveis, afinal eles salvam vidas. Agora meus filhos e eu estamos em dia com a saúde”, comentou.

Família unida
Quem também trouxe os filhos para se vacinar foi o casal Eliane Oyamada e João Pires. Os filhos Lucas, de 1 ano, e Maria Julia, de 5, tomaram as doses e aproveitaram para conhecer o Zé Gotinha.

“Nós escolhemos esse sábado para vacinar nosso filhos porque é o dia que conseguimos dar mais atenção para os pequenos, já que durante a semana eles vão para a escolas e nós vamos trabalhar. Eles não gostam muito, mas vale a pena, é a dorzinha que só faz bem”, comentou Eliane.

O sábado de multivacinação na cidade encerrou a programação da Semana da Criança.

Esta foi a quarta edição do Dia D que a SMS realizou em Curitiba em um período de 126 dias. Somando as vacinas feitas nas três edições anteriores (em 11 de junho, 23 de julho e 20 de agosto ), as equipes da SMS aplicaram 60.963 mil doses de imunizantes nesse horário especial.

Vacinas disponíveis
Também foi realizada a vacinação contra a covid-19 para as populações elegíveis a este imunizante (a partir dos 3 anos de idade) e contra a Influenza (gripe), a partir dos seis meses de idade.

Quem ainda assim não pode atualizar sua situação vacinal nesta Semana da Criança, a SMS lembra que Curitiba oferta a vacinação permanentemente nos horários regulares de atendimento em 107 unidades de Saúde (a Unidade de Saúde Ouvidor aplica apenas doses contra covid e gripe, para pessoas acima de 12 anos), nos horários de funcionamento de cada local.