Site Imuniza Já disponibiliza Simulador de Vacinas contra Covid-19

simulador

Curitiba agora disponibiliza no site Imuniza Já um Simulador de Vacinas contra a Covid-19. A ferramenta, baseada no esquema vacinal recomendado pelo Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação Contra a COVID-19, do Ministério de Saúde, permite verificar em cada um dos casos se há doses ainda a serem aplicadas ou se o esquema vacinal está em dia.

Clique aqui e acesse o Simulador de Vacinas contra a Covid-19
Veja no Site Imuniza Já os pontos de vacinação em Curitiba

“Como o esquema vacinal da covid-19 é bastante complexo e foram sendo acrescentadas doses adicionais no decorrer do tempo, pelo Ministério da Saúde, tivemos a ideia de criar um simulador dos esquemas vacinais para as pessoas consultarem”, explica a secretária municipal da Comunicação Social de Curitiba, Cinthia Genguini.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, o PNO é adotado integralmente pela capital paranaense para convocação da vacinação contra a covid-19. Dessa forma, a ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal da Comunicação Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, permite aos curitibanos consultar se a sua situação vacinal está em dia com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Segundo Beatriz, a adesão à vacinação, de acordo com o que foi recomendado, é o que fez com que a pandemia arrefecesse e o que tornou possível a retomada das atividades cotidianas. “Mas precisamos manter a cobertura vacinal em dia, para manter a proteção”, explica. Atualmente, 32,6% das pessoas convocadas para a dose de reforço ainda não retornaram aos postos de saúde para se vacinar.

Como funciona
Para utilizar a ferramenta, é preciso responder a seis perguntas: a) idade; b) se tem condição de imunossupressão; c) se é profissional de saúde; d) quantas doses já tomou; e) qual a marca da 1ª dose e f) a data da última dose.

O Simulador de Vacinas contra Covid-19 processa todas essas respostas e mostra, então, se a situação vacinal está em dia, ou se já há alguma dose que poderia ter sido aplicada ou quantos dias ainda faltam para que uma próxima dose possa ser tomada.

Embora seja baseada nos esquemas vacinais do PNO do Ministério da Saúde, a ferramenta, porém, como próprio nome diz, apenas “simula” as situações e tem, portanto, caráter informativo. “Os resultados mostrados pelo Simulador não garantem doses”, explica Beatriz. “Para saber mais detalhes específicos do seu prontuário de saúde, com as vacinas recebidas e/ou pendentes, datas, mensagens de convocação, o usuário pode acessar o aplicativo Saúde Já Curitiba”, completa a secretária da Saúde.

Em caso de dúvidas, pode-se procurar a unidade de saúde ou a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, todos os dias, das 8h às 20h.

Saúde 4.1
O Simulador de Vacinas contra a Covid-19 do site Imuniza Já Curitiba integra o conceito da Saúde 4.1, que usa a tecnologia para ofertar atendimentos ainda mais humanizados e efetivos para o curitibano, contribuindo para a promoção do bem-estar da população. Entre os serviços que já englobam esse paradigma estão a Central Saúde Já Curitiba, o Aplicativo Saúde Já Curitiba e o prontuário eletrônico e-Saúde.