Curitiba bate recorde com 15 dias consecutivos sem óbitos por covid-19

Dados de Painel Covid, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, mostram que a capital bateu no início deste mês de outubro o seu maior recorde de dias sem óbitos por covid-19 desde 2020. Foram quinze dias consecutivos, no período de 4 a 18/10, sem a ocorrência de mortes pela doença.

O recorde anterior havia sido de 29 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, com oito dias consecutivos. De acordo com dados do Painel, em setembro deste ano, entre os dias 7 e 13, também não houve ocorrência de óbito por sete dias consecutivos. O mesmo se repetiu no período de 26 de setembro de 2022 a 2 de outubro de 2022.

“É mais uma boa notícia a ser comemorada: quinze dias consecutivos sem mortes em decorrência dessa odiosa doença”, afirma o prefeito Rafael Greca. “Isso é efeito dos nossos esforços de vacinação, com quase 5 milhões de doses aplicadas contra covid-19, e todos os cuidados sanitários que tomamos ao longo da pandemia”, completa o prefeito.

De acordo com o secretário municipal da Saúde em exercício, Juliano Gevaerd, “é um grande avanço”. Ele ressalta, porém, que é importante manter o alerta. “Precisamos manter os esquemas vacinais em dia e o uso de máscara de pessoas com sintomas respiratórios permanece”, orienta. “Principalmente nesta época do ano, em que há aumento de casos respiratórios pela chegada da Primavera”, complementa.

Formas de registro

De acordo com o epidemiologista da Secretaria Municipal da Saúde, Diego Spinoza, é importante esclarecer que os dados se referem especificamente aos óbitos de acordo com a data real de sua ocorrência.

De acordo com Spinoza, os boletins de covid da Prefeitura, por outro lado, trazem os dados sobre óbitos de uma forma diferente: não pela data da ocorrência, mas, sim, pela data de divulgação. “Isso significa que, nos boletins, a morte divulgada num determinado dia refere-se, na verdade, a um óbito ocorrido em dias anteriores”, explica o epidemiologista. “Isso acontece porque cada morte suspeita passa por investigação”, complementa.

No Painel Covid é possível acessar e consultar os dados de óbitos pela doença, tanto pela data da ocorrência, como pela data da divulgação. Os óbitos por data de divulgação nunca sofrem alteração. Mas os óbitos por data de ocorrência podem acabar sendo atualizados posteriormente no sistema, quando há a inclusão de alguma ocorrência que estava sendo investigada.