Em prol da saúde do homem, Curitiba ilumina dez pontos no Novembro Azul

novembro azul

Após o Outubro Rosa, mês dedicado aos cuidados e prevenção da saúde da mulher, Curitiba entrou nesta terça-feira (1/11) no Novembro Azul, para alertar sobre cuidados referentes à saúde do homem. Entre outras atividades, dez pontos da cidade serão iluminados de azul durante todo o mês: Estufa do Jardim Botânico; Casa da Praça do Japão; a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; Portal de Santa Felicidade da Manoel Ribas; o Museu Municipal de Arte (MuMA); o monumento Chafariz da Praça 29 de Março; o Obelisco da Praça 19 de Dezembro; e as Ruas da Cidadania Pinheirinho, Portão e Boqueirão.

As atividades integram o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade. De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, o movimento do Novembro Azul começou como alerta em relação à prevenção do câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem.

Neste sentido, a secretaria oferta permanentemente nas unidades básicas de saúde atividades que focam a melhoria da qualidade de vida da população, com programas de atividades físicas, alimentação balanceada e orientações para mudanças de hábitos, como fumo e abuso do álcool.

“Quando falamos em cuidado integral da saúde do homem, conseguimos trabalhar a prevenção dos fatores de risco das condições crônicas, como diabetes e hipertensão, além da prevenção ao tabaco e uso abusivo de álcool nas unidades de saúde”, diz a secretária.

De acordo com o diretor de Atenção Primária, Cléverson Fragoso, em relação ao câncer de próstata, a orientação é que os homens fiquem atentos a sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do janto de urina, sangue na urina ou quando se passa a urinar mais vezes do que o normal. “Em qualquer uma dessas situações, a indicação é procurar um profissional de saúde. No caso do SUS, a porta de entrada é a unidade de saúde”, explica.

Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, a SMS recomenda: controle do peso, priorização do sono de qualidade e diminuição do nível de estresse.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Dicas de promoção à saúde

• Pratique uma atividade física
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Evite o fumo, álcool em excesso e drogas ilícitas

Fique alerta

• Dificuldade de urinar
  • Diminuição do janto de urina
  • Urinar mais vezes que o normal
  • Sangue na urina

***Em qualquer um desses casos, procure um profissional de saúde. Esses sintomas podem estar relacionados à próstata.

Nas unidades de saúde, é possível:

• Atualizar a carteira de vacinação
  • Cuidar da saúde bucal
  • Saber mais sobre os benefícios da alimentação saudável e da atividade física
  • Receber orientações sobre como parar de fumar e diminuir o consumo de álcool
  • Saber sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis