Curitiba convoca nascidos até 1983 para a 4ª dose da vacina anticovid

convocados 1983

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a partir desta sexta-feira (11/11) a convocação para a 4ª dose da vacina anticovid para as pessoas nascidas até 1983 com a 3ª dose realizada há 120 dias ou mais. Com isso, o chamamento atinge pessoas com 39 anos ou que completam essa idade até o fim do ano.

A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1ª dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

Os novos convocados receberão mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba nesta quinta-feira (10/11). Para aqueles que não puderem comparecer nesta sexta-feira (11/11), a SMS oferece repescagem contínua nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira – exceto na próxima segunda (14/11) e terça (15/11), por causa do feriado da Proclamação da República.

A vacinação acontece em 106 unidades de saúde, das 8h às 17h.

VEJA AQUI onde se vacinar


A convocação deste novo público acontece após a liberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a vacinação com mais uma dose de pessoas entre 18 a 40 anos. Novas convocações deste grupo, porém, dependerão da disponibilidade e do envio de novas doses ao município.


Recomendações
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Públicos já convocados para a vacinação anticovid:
1º dose
- Pessoas com 3 anos completos ou mais

2º dose
- Pessoas com 3 anos completos ou mais

1º reforço
- Pessoas com 12 anos completos ou mais

2º reforço
- Imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose.

- Nova convocação: pessoas nascidas até 1983 vacinadas com Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac na 1ª dose.

3º reforço
- Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinadas com qualquer vacina na 1ª dose do início do esquema vacinal e para pessoas com 40 anos ou mais ou que sejam profissionais da saúde e tenham sido vacinadas com Janssen na 1ª dose;

- Nova convocação: pessoas nascidas até 1983 vacinadas com Janssen na 1ª dose.

4º reforço
- Imunossuprimidos com 18 anos ou mais com a 1ª dose da Janssen.

Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo do qual a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais.