Saúde de Curitiba divulga novo cronograma da 4ª dose anticovid

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba divulga novo cronograma para a aplicação da 4ª dose da vacina anticovid. Na próxima semana serão atendidos de forma escalonada os nascidos entre o primeiro semestre de 1993 e primeiro semestre de 1995.

Na segunda-feira (12/12), serão vacinados os nascidos no primeiro semestre de 1993. Na terça-feira (13/12), será a vez de quem nasceu no segundo semestre de 1993.

A convocação de novo grupo continua na quarta-feira (14/12), com os nascidos no primeiro semestre de 1994. Na quinta-feira (15/12), serão vacinados os do segundo semestre de 1994. Na sexta-feira (16/12), poderão receber a vacina os nascidos no primeiro semestre 1995.

Com essas convocações, a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 atinge pessoas com 27 anos ou que completam essa idade até o fim deste ano. Para receber a dose de reforço é preciso ter recebido a 3ª dose há 120 dias ou mais.

A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com o imunizante da Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

Novas convocações dependerão da disponibilidade e do envio de mais doses ao município.

Horário de atendimento
A vacinação contra covid-19 acontece habitualmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 106 unidades de saúde. Com o andamento da Copa do Mundo, o atendimento poderá sofrer alterações de horários em dias de jogo da seleção brasileira. Consulte os horários no site Imuniza Já.

Orientações para receber a vacina
Os novos convocados recebem uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a SMS oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Nova convocação para 4ª dose da vacina anticovid
A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1ª dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

Segunda-feira (12/12) - Nascidos no 1º semestre de 1993
Terça-feira (13/12) - Nascidos no 2º semestre de 1993
Quarta-feira (14/12) - Nascidos no 1º semestre de 1994
Quinta-feira (15/12) - Nascidos no 2º semestre de 1994
Sexta-feira (16/12) - Nascidos no 1º semestre de 1995

Públicos já convocados anteriormente para a vacinação anticovid
Aqueles já chamados e que não puderem comparecer nas datas estipuladas, podem procurar as unidades de saúde, na chamada repescagem contínua.

1º dose

Pessoas com 3 anos completos ou mais
Bebês de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades podem agendar pela Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, enquanto houver doses
Bebês menores de 3 anos, nascidos até 31 dezembro de 2020, que já estão agendados (novos agendamentos estão temporariamente suspensos)
2º dose

Pessoas com 3 anos completos ou mais
1º reforço

Pessoas com 12 anos completos ou mais
2º reforço

Imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose
Pessoas nascidas até o 2º semestre de 1992, vacinadas com Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac na 1ª dose
3º reforço

Pessoas nascidas até o 2º semestre de 1992, vacinadas com Janssen na 1ª dose
4º reforço

Imunossuprimidos com 18 anos ou mais com a 1ª dose da Janssen
Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais.