Diminui tempo de espera e permanência nas UPAs de Curitiba e aumentam elogios

upa-especial

A evolução nos serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que prestam atendimento de urgência e emergência 24 horas, na capital paranaense, pode ser medida em números e também no grau de satisfação dos usuários.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostram que o tempo médio de espera até classificação de risco caiu pela metade, quando comparado 2022 a 2016, ano anterior ao início da gestão do prefeito Rafael Greca. Em 2016, o usuário aguardava, em média, 16 minutos entre a chegada até que fosse avaliado pela classificação de risco. Em 2022, esse tempo médio está em 8 minutos – segundo protocolos internacionais, o tempo alvo para este atendimento é de até 10 minutos.

Caiu também o tempo de espera por atendimento das demandas menos urgentes – as demandas urgentes são priorizadas e os usuários não precisam aguardar. Em 2016, as demandas menos urgentes eram atendidas, em média, em 1 hora e 43 minutos – tempo medido entre a classificação de risco e o atendimento médico. Em 2022, o tempo médio dessas demandas passou para 1 hora e 23 minutos.

Outro indicador das UPAs que demonstrou grande êxito é o referente ao tempo de permanência na unidade. Em 2016, cerca de 17% dos pacientes permaneciam mais de 24 horas nas UPAs antes de serem transferidos para um leito hospitalar ou receberem alta. Em 2022, o índice de pacientes que precisaram ficar mais de 24 horas na UPA caiu para apenas 3%.

Satisfação
No mesmo período, subiram os elogios registrados pela Central 156. Em 2016, a Saúde recebeu 3.145 elogios. Em 2022, até 4 de dezembro, já foram 5.129. Considerando apenas o recorte referente às UPAs, os elogios registrados passaram de 486 em 2016 para 612 em 2022.

Usuários das UPAs de Curitiba elogiam atendimento recebido

Uma pesquisa realizada em novembro de 2022, com 4 mil entrevistados, ainda, mostrou que 81% dos usuários estão satisfeitos com o serviço, considerando o atendimento das UPAs ótimo ou bom.

Resultado semelhante foi apresentado pela pesquisa realizada diretamente com os usuários das UPAs, por meio do Aplicativo Saúde Já Curitiba. Numa escala de 1 a 5, os usuários avaliaram o serviço das unidades 24 horas com uma nota de 4,05, em média – o que equivale a um nível de satisfação de 81% numa escala até 100%.

“Os dados revelam o trabalho meticuloso e constante que foi sendo realizado desde o início desta gestão do prefeito Rafael Greca, de melhorar os fluxos, protocolos, o que impacta positivamente nos indicadores de atendimento das unidades 24 horas e no nível de satisfação da população”, avalia a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A secretária lembra, ainda, que a melhora dos indicadores nas UPAs acontece mesmo com o aumento do volume de atendimentos. Em 2016, as UPAs atendiam 81.367 pacientes por mês. Em 2022, a média é de 84.774 pacientes por mês – em 2018 chegou a 113 mil por mês.

grafico-atendimento-upasgrafico-espera-upasgrafico-permanencia-upas