Projeto premiado do SUS curitibano vai ser tema de documentário
Premiado em 2022 na “Mostra Brasil Aqui tem SUS”, o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba junto a pessoas com diabetes vai ser tema de documentário produzido pela TV Mais Conasems, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. A premiação aconteceu durante o 34º Congresso Conasems, realizado em julho de 2022, em Campo Grande, MS.
Durante três dias, no mês de março, a equipe do TV Mais Conasems vai acompanhar o trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde da capital para mostrar porque o projeto foi premiado nacionalmente.
“Ter o reconhecimento nacional motiva nossas equipes a sempre inovar no atendimento ao cidadão. Esse projeto foi desenvolvido em 2021, durante a pandemia, quando percebemos que era necessário intervir junto às pessoas com diabetes para evitar que tivessem uma piora significativa no controle glicêmico. Mostrar nossos resultados positivos valoriza o trabalho das equipes de saúde e amplia a possibilidade de compartilhar a experiência com outros municípios, que podem replicar o projeto”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
O objetivo do Web Doc é mostrar o projeto funcionando na prática. Além de conhecer a visão dos autores e líderes do projeto, a equipe de TV vai conversar com os profissionais envolvidos e com as pessoas beneficiadas.
Projeto
Com a pandemia, muitos pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doença cardíaca, por exemplo, ficaram afastados das Unidade de Saúde por recomendações do lockdown e com medo do contágio, principalmente porque esses são grupos mais vulneráveis à covid-19.
O afastamento causou uma piora no controle metabólico, principalmente da diabetes, por isso o projeto foi criado. As equipes das unidades de saúde retomaram o contato com esses pacientes, começando com a faixa etária de 40 a 50 anos. Atualmente, o projeto se estende a pacientes de até 60 anos.
Ao todo, foram acompanhadas 1,5 mil pessoas desse público-alvo, a partir de junho de 2021, quando os casos de covid-19 começaram a desacelerar em Curitiba. Entre as ações, o projeto ampliou as consultas remotas para monitoramento e apoio ao autocuidado e consultas presenciais em horários alternativos.
Desenvolvido em todos os Distritos Sanitários, o projeto contou com a participação das equipes multidisciplinares das unidades de saúde, que envolveu médicos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e educadores físicos. A resposta dos pacientes foi positiva. Uma oportunidade para ampliar as orientações sobre o autocuidado e o controle metabólico, que não deve parar nunca, mesmo em momentos de pandemia.