Saúde de Curitiba convoca crianças de 3 e 4 anos vacinadas com Coronavac para 3ª dose

A partir de segunda-feira (27/3), as crianças de 3 e 4 anos de idade que receberam as duas primeiras doses da vacina anticovid Coronavac já podem retornar às Unidades de Saúde para a 3ª dose, desta vez com o imunizante Pfizer baby. O público elegível para receber essa dose é de 12.528 crianças.

“Mais uma vez pedimos atenção aos pais para a necessidade de garantir a imunidade das crianças contra a covid. A doença ainda está presente entre nós e a vacina é a melhor forma de proteger os curitibinhas”, reforça a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A vacina a ser utilizada é a Pfizer Baby, de tampa vinho, e estará disponível para aplicação em 19 Unidades de Saúde da capital, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, sem a necessidade de agendamento. Confira os pontos de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.

Os pais e responsáveis receberão a mensagem de convocação pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone). A 3ª dose poderá ser aplicada nas crianças que receberam as duas primeiras doses da Coronavac e que tenham pelo menos quatro meses da última aplicação. A mensagem de convocação é enviada via aplicativo às crianças que foram completando o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Essa convocação atinge somente as crianças de 3 e 4 anos vacinadas com a Coronavac, atendendo ao novo protocolo do Ministério da Saúde para esse público.

As crianças dessa faixa etária que receberam a Pfizer baby já possuem essa dose programada na sua carteira vacinal. Nesse caso, os pais e responsáveis podem conferir a convocação no Aplicativo Saúde Já Curitiba, clicando em “Carteira de Vacinação” e depois em “Próximas Vacinas”. Caso a data prevista para a 3ª dose já tenha passado, a informação pode estar na aba “Pendentes”. Nesse caso, os pais podem buscar a aplicação na repescagem contínua.

Com essa nova convocação, todas as crianças de 3 e 4 anos poderão completar o esquema vacinal contra a covid-19 com o mesmo número de doses, independentemente do imunizante aplicado inicialmente.

Orientações
No dia da vacinação, além da certidão de nascimento da criança, é necessário apresentar documento pessoal com foto e CPF do familiar ou responsável que a acompanha.

As crianças que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de crianças que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Veja quais são os pontos de vacinação
Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação