Famílias de Curitiba aproveitam horário estendido de atendimento para vacinação
Nesta segunda-feira (10/4), a professora Stephany Moreira levou o sobrinho Pedro Henrique, de 7 anos, e a avó do menino, Nadir Linhares, à Unidade de Saúde (US) Aurora, no Novo Mundo. Os três foram se vacinar às 19h15, um horário não muito comum na unidade, que costuma funcionar até as 19h. É que nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu até as 20h o horário de vacinação em dez unidades de saúde, para que todos possam colocar a carteira vacinal em dia.
Stephany e Nadir foram imunizadas contra a gripe e Pedro Henrique recebeu a terceira dose da vacina anticovid. “Com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de passar aqui mais cedo”, disse a tia.
A assistente social Karina Paladino Coelho também aproveitou o horário estendido na US Aurora, onde chegou por volta de 19h30 desta segunda-feira com a filha Bruna, de 7 anos. A menina recebeu a terceira dose da vacina anticovid.
“Eu peguei a minha filha na escola e vim até aqui. Os horários antes não batiam, hoje deu certo”, contou Karina.
Já a professora Sandra Siqueira, 55 anos e com comorbidades, viu uma oportunidade. Ela tomou as vacinas contra a gripe e a bivalente anticovid. “Agilizou a minha vida. Agora, eu vou poder antecipar a minha viagem para Santa Catarina”, avisou.
O primeiro dia de horário estendido teve o resultado esperado pela secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que pediu atenção especial das famílias a esse momento. "Quem ama, vacina”, não se cansa de repetir.
Oportunidade
Até sexta-feira (14/4), a SMS vai estender até as 20h o horário de vacinação em dez unidades de saúde (uma em cada distrito sanitário do município). As unidades são: Monteiro Lobato, Aurora, Mãe Curitibana, Santa Amélia, Campo Alegre, Bairro Novo, Visitação, Santa Felicidade, Bacacheri, Iracema.
No sábado (15/4), haverá o primeiro dia D de vacinação de 2023, das 9h às 17h, também em dez locais - a unidade Santa Felicidade será substituída pela Pinheiros. Os endereços estão abaixo ou no site Imuniza Já Curitiba.
O objetivo é dar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação para que todos coloquem o calendário vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas de rotina (veja mais detalhes a seguir).
Além dos horários especiais de vacinação desta semana e do Dia D, a SMS mantém a oferta de vacinação nos horários regulares de atendimento das 107 unidades de saúde (veja mais detalhes no site Imuniza Já Curitiba).
Segundo a secretária, é preciso melhorar a adesão à vacina anticovid no esquema básico das crianças e pelo público convocado para o reforço com a bivalente (veja mais detalhes abaixo).
“Além disso, temos que ter especial atenção aos públicos convocados para a vacinação contra a gripe, uma doença que mata e que acomete muitos curitibanos todos os anos”, afirma Beatriz.
Vacinas de rotina
Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Vacina BCG
A vacina BCG será aplicada nas 10 unidades de saúde que abrem no Dia D (sábado).
Nas dez unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h, a aplicação deste imunizante será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (10/4) nas unidades Visitação e Aurora; terça-feira (11/4) na unidade Santa Felicidade; quarta-feira (12/4) nas unidades Campo Alegre e Bacacheri; quinta-feira (13/4) nas unidades Mãe Curitibana, Bairro Novo e Santa Amélia; e sexta-feira (14/4) nas unidades de saúde Monteiro Lobato e Iracema. O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.
Vacina contra a gripe
A SMS recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.
Isso porque, historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde com a chegada do outono e inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.
O imunizante contra a gripe já está disponível em Curitiba, neste momento, para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e trabalhadores de saúde.
A SMS ampliou a convocação da vacinação contra a gripe para gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias); pessoas com comorbidades; profissionais da educação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas, de segurança e salvamento.
Vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos já convocados.
Para bebês de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Crianças de cinco anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, devem tomar duas doses e dois reforços no total.
Para alguns públicos mais vulneráveis, o reforço é aplicado com a chamada vacina bivalente (que promete maior proteção por conter cepas mais atualizadas do vírus): pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias) com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais e trabalhadores de saúde.
A partir de segunda-feira (10/4), pessoas com comorbidades também passam a integrar esse grupo de convocados.
Balanço
Em 2022, a SMS realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.
Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.
- Vacinação contra covid-19 completa dois anos em Curitiba com mais de 5,2 milhões de doses aplicadas
- Média da cobertura vacinal infantil em Curitiba sobe para 92,3%
- Cobertura vacinal infantil em Curitiba já está melhor que no período pré-pandemia
Unidades que participam da ação
- Horário estendido para vacinação (10 a 14/4, 8h às 20h)
- Dia D (15/4, 9h às 17h)
Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)
Distrito Sanitário do Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 - Novo Mundo
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)
Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Santa Felicidade
(apenas horário estendido na semana de 10 a 14/4)
Via Veneto, 10 - Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 11/4)
US Pinheiros
(apenas dia D, no dia 15/4)
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 15/4)
Distrito Sanitário Boa Vista
US Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)
Distrito Sanitário do CIC
US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1749 - Cidade Industrial
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)
Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 - Alto do São Francisco
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)
Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)
Distrito Sanitário do Portão
US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 - Fazendinha
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)
Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)
Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)