Saúde em Curitiba: vacina contra gripe chega a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Saúde em Curitiba vacina contra gripe chega a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Nesta quarta-feira (24), Curitiba iniciou a vacinação contra a gripe do último grupo que faltava ser convocado: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Já haviam sido convocados anteriormente todos com 18 anos ou mais e também aqueles entre 6 meses a menores de 6 anos. Assim, a partir de agora, a vacina contra a influenza está disponível para todos os moradores de Curitiba com 6 meses ou mais, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os irmãos Felipe Oliveira, de 11 anos, e Gustavo Oliveira, de 9 anos, foram à Unidade de Saúde Mãe Curitibana, nesta quarta, acompanhados da mãe, Silvia Regina de Oliveira, de 46 anos, servidora pública na UFPR. Silvia ficou sabendo da ampliação do público pelo site da Prefeitura. "Todos em casa já haviam se vacinado, só faltava a liberação para o Felipe”, conta.

Gustavo, que já havia sido vacinado anteriormente por fazer parte do público prioritário, ofereceu apoio ao irmão mais velho. "Fica tranquilo irmão, nem dói”, disse.

Benjamin Esper, de 13 anos, compareceu à Unidade de Saúde Mãe Curitibana acompanhado da mãe, Andreia Cordeiro, professora de pedagogia na UFPR, e do pai, o livreiro Lúcio Esper, para receber a vacina contra a gripe.

Andreia lembra que inverno está se aproximando e os problemas respiratórios tendem a piorar nessa época. "Uma simples gripe pode causar a perda de aulas e infectar outras pessoas", afirmou. "Além disso, é preciso proteger as avós idosas de Benjamin", completou, se referindo à imunidade coletiva que as vacinas promovem.

Vacina aplicada, Andreia comemorou: "Viva o SUS!", demonstrando seu apoio ao sistema público de saúde.

Oferta

A vacina contra a influenza está disponível em 105 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h até o horário de fechamento de cada uma, o que pode variar (a maior parte fecha às 19h). Confira os horários e endereços no site Imuniza Já Curitiba.

Orientações

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes do horário de fechamento da unidade para receber qualquer vacina.

Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.

A SMS solicita à população convocada para que, na medida do possível, evite buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. Lembra, ainda, que a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho só vacina para pessoas com 12 anos ou mais. As demais 104 unidades atendem todos os públicos convocados.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2 (que causou o surto mais recente de gripe no último ano). A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Aplicação de outras vacinas

A vacina contra influenza pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário de rotina ou mesmo contra a covid-19. Não há necessidade de intervalo entre elas.

Público convocado para se vacinar contra a gripe

• Todos com 6 meses ou mais

Público prioritário

• Pessoas com 60 anos ou mais