Comitiva da Colômbia conhece o SUS Curitiba, referência em saúde pública no país
A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, recebeu nessa quinta-feira (6/7) uma comitiva de gestores de saúde colombianos, vinculados à Escola de Saúde Pública da Universidad del Valle, da cidade de Cali, Colômbia. O objetivo da visita foi conhecer o SUS curitibano, tendo em vista que a Colômbia considera uma reforma de seu sistema de saúde rumo a um modelo universal.
O grupo, de nove pessoas, veio ao Brasil para uma semana de atividades que fazem parte do curso internacional de certificação em gestão hospitalar, iniciado em São Paulo, e que tem na programação a visita a hospitais públicos e privados. Em Curitiba, a comitiva foi recebida pelos gestores da Santa Casa, que agendaram o encontro na Secretaria Municipal da Saúde.
“Foi uma oportunidade de apresentar os princípios do SUS e os desafios enfrentados, inclusive com relação ao financiamento do sistema pelos três entes federados”, relatou Beatriz Battistella.
- Comitiva da Opas e Ministério da Saúde conhece experiências exitosas do SUS Curitibano
- Na presença de ministros, Greca defende mais recursos às cidades
A professora da Escola de Saúde Pública e líder de PHD em Câncer da Faculdade de Saúde colombiana, María Fernanda Tobar Blandón, destacou a importância deste tipo de formação e o intercâmbio de informações com gestores brasileiros.
“Neste momento em que o nosso sistema de saúde passa por um processo de reforma, muitos de nós temos preocupações, dúvidas e incertezas, mas também apostas e propostas sobre como poderá ser o nosso sistema de saúde. Acho que esta é uma grande oportunidade para todos os atores do sistema, principalmente para aqueles que trabalham na gestão hospitalar", disse María Blandón.
O grupo teve a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o sistema, além de conhecer as soluções adotadas pela SMS na área de atenção primária, média e alta complexidade. “Esta experiência busca que os executivos da alta direção possam conhecer os avanços, desafios e dificuldades do Sistema Universal de Saúde do Brasil”, afirmou a professora.
Participaram do encontro a gestora da Santa Casa de Curitiba, Nívea Souza; o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd; e os profissionais colombianos Ramón Abel Castaño, Leydi Vanessa Gallardo, John Sandoval, Juan Esteban Estupiñan, Juan Carlos Martinez Abadía, Libros Cordón, Luisa Fernanda Cordón, Favoan Cordón e María Fernanda Tobar Blandón.