Minicurso online aborda avaliação e intervenção em comportamentos suicidas

Para auxiliar profissionais da saúde e familiares a identificar falas e comportamentos de ideação suicida, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) realiza nesta quinta-feira (21/9), às 20h, minicurso online sobre estratégias de avaliação e intervenção em comportamentos suicidas.

O evento será gratuito e aberto a toda a comunidade e marca a programação da Campanha Setembro Amarelo: cuidando de que cuida.

“Precisamos falar sobre este problema, levar informação. Reconhecer os sinais de alerta pode salvar vidas”, destaca Eva Kendrick, gerente de Desenvolvimento Humano da fundação.

O conteúdo será ministrado pelos psicólogos Amanda Ribeiro Macedo (da Saúde Ocupacional) e Rafael Corssini (do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano). Entre os temas abordados estão a definição do que é um comportamento suicida; fatores de risco e de proteção; avaliação de risco; e informações sobre a Rede de Atenção à Saúde Mental de Curitiba.

“Pessoas com ideação suicida normalmente comunicam seus pensamentos e intenções a pessoas próximas, no dia a dia”, destaca Rafael Corssini. Ele explica que, embora o suicídio tenha uma causa complexa e multifatorial, alguns fatores elevam o risco, como histórico de tentativas prévias ou de transtorno mental, por exemplo.

Cuidando de quem cuida

Durante todo o mês, a Feas programou ações voltadas à promoção de saúde mental dos seus profissionais, de forma descentralizada, buscando atingir várias das suas unidades.

Abrindo a programação, a professora Dione Menz, que coordenou o projeto Luto e Prevenção ao Suicídio Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou a palestra “Prevenção e pósvenção em suicídio: cuidar de si para cuidar do outro”, no auditório do Cecadeh.

De 11 a 19 de setembro, profissionais da Saúde Ocupacional e do Cecadeh da Feas realizaram ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Fazendinha, Boqueirão e Tatuquara; nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Boqueirão, Boa Vista e Matriz; na Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce; e na Unidade Municipal de Saúde Caiuá.

De 29 de setembro a 6 de outubro será realizada oficina de mandala para os trabalhadores da Central Saúde Já Curitiba. Durante a prática, haverás reflexões sobre habilidades comportamentais e de relacionamento profissional na Saúde.

Serviço: Minicurso Prevenção do Suicídio

Data: quinta-feira (21/9), às 20h
Link para inscrição: feas.curitiba.pr.gov.br