Nota de Pesar – Romeu Bertol

romeu2 27015 img

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba lamenta a morte do médico e professor Romeu Bertol, 78 anos, ocorrida no dia 20 de janeiro de 2024. Servidor de carreira da prefeitura de Curitiba, foi referência em Medicina da Família e Comunidade.

“Um servidor exemplar, Dr. Romeu Bertol nos ensinou muito sobre saúde pública, sobre o SUS e como cuidar das pessoas”, definiu a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Formado em medicina pela UFPR em 1974, entrou para o serviço público de saúde em 1975, onde permaneceu até a aposentadoria, em 2017, aos 72 anos.

Todos que puderam usufruir de sua companhia no trabalho são unânimes em descrevê-lo como uma pessoa bondosa, muito humano, que tinha compaixão pelas pessoas. A enfermeira Lívia Oliveira trabalhou com ele na Unidade de Saúde Capanema, na Vila Torres, onde ele atuou grande parte de sua vida profissional.

Lívia relata que Dr. Romeu conhecia as pessoas do bairro, tinha vínculo com os pacientes, chamava todos pelo nome, sabia quem eram os parentes e acompanhava a saúde de famílias inteiras. Costumava dizer que os profissionais de saúde estavam ali para servir ao público e não se servir dele.

10677ae7-b6bc-41c1-8973-1ed321298fba“Dr. Romeu Bertol transbordou sabedoria. Tive o privilégio de trabalhar com ele quando assumi pela primeira vez um cargo de gestão e aprendi muito com esse profissional diferenciado, que sempre me recomendou ser justa em minhas decisões”, conta Lívia.

Segundo ela, apesar de sua grande experiência e sua expertise em saúde coletiva, sempre se colocava como aprendiz e estudava incansavelmente para ajudar as pessoas. Mesmo aposentado, retornou algumas vezes para acompanhar atividades desenvolvidas na comunidade, como a caminhada do setembro amarelo, em 2023.

Em nota de pesar, o Conselho Regional de Medicina do Paraná destaca o currículo de Romeu Bertol. “Especialista em clínica médica, foi conselheiro do CRM-PR por duas gestões, de 2003 a 2013, onde coordenou a Câmara Técnica de Medicina da Família e Comunidade. Descendente de tradicional família radicada em Pato Branco (PR), o Dr. Bertol teve papel preponderante na implantação da Estratégia de Medicina da Família no Paraná, tendo atuado por quase duas décadas junto à comunidade da Vila Torres, na Capital. No período estudantil, teve destacada atuação na luta pela democracia”, descreve a nota.

Na prefeitura, Romeu Bertol também dirigiu os Departamentos de Assistência à Saúde e de Assistência Especializada à Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde, servidores e amigos do Dr. Romeu Bertol prestam homenagem a esse profissional diferenciado, que marcou a vida de todos que puderam compartilhar de sua convivência.