Mutirão contra a dengue chega a mais uma região de Curitiba. Recolhimento de resíduos será no carnaval

O feriado do carnaval terá recolhimento de resíduos pelo mutirão Curitiba sem Mosquito na Vila Esperança, no bairro Atuba, Distrito Sanitário Boa Vista.

Nesta semana, na quinta (8/2) e sexta-feira (9/2), os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba percorrem as casas da região para orientar os moradores sobre a dengue, as formas de transmissão da doença e a necessidade de eliminar qualquer recipiente inservível que pode acumular água e se tornar criadouro do Aedes aegypti. Na segunda (12/2) e na terça-feira de carnaval (13/2), os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolhem os resíduos retirados pelos moradores.

“Estamos intensificando a estratégia dos mutirões em toda cidade, principalmente nas regiões onde foram registrados casos autóctones de dengue”, relata a secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que reforça a necessidade de engajar toda a população na prevenção da doença, eliminando a água parada em casa, quintais, terrenos e locais de trabalho.

Os mutirões

No primeiro mutirão de 2024, realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, foram retiradas 33 toneladas de resíduos na comunidade Rio Bonito, no bairro Campo do Santana, em 22 viagens dos caminhões do Meio Ambiente. Em seguida, no dia 3 de fevereiro, uma força-tarefa reuniu 60 profissionais e voluntários para percorrer 52 quadras em torno da Unidade de Saúde Monteiro Lobato, no Distrito Sanitário Tatuquara, na orientação aos moradores. Os caminhões do Meio Ambiente retornam à região nesta quinta (8/2) e sexta-feira (9/2) para retirar os entulhos descartados pelos moradores.

O segundo mutirão Curitiba sem Mosquito percorreu o bairro São Braz, no DS Santa Felicidade, nesta segunda (5/2) e terça-feira (6/2).

“Estamos atentos à confirmação de casos importados e autóctones de dengue. As ações de bloqueio, assim como os mutirões, são realizadas nas regiões onde há registro da doença”, diz a coordenadora municipal do Programa de Controle do Aedes da SMS, Tatiana Faraco.

Segundo ela, toda a cidade recebe as ações de controle da dengue, durante o ano todo. São visitas dos agentes de endemias, uso de drones para vistorias em regiões e imóveis de difícil acesso, uso de armadilhas para controle da infestação do mosquito, entre outras.

“Precisamos unir esforços para vencer essa doença. Poder público e população precisam estar atentos à principal forma de combate à dengue, que é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, reforça Tatiana Faraco.

Casos

O boletim epidemiológico da dengue da SMS, registrou, entre 1º e 31 de janeiro, 185 casos importados de dengue em Curitiba e 23 casos autóctones, em que a contaminação aconteceu na cidade.

A região com maior número de casos autóctones é o DS Tatuquara, com 14 confirmações. No DS CIC, são três casos autóctones; outros três no DS Cajuru; um caso no DS Boa Vista; um caso no DS Bairro Novo; e também um registro autóctone no DS Santa Felicidade.

Orientações

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito no Atuba, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a próxima segunda-feira (12/2). Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, e resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba.

Os mutirões são estratégias pontuais e de intervenção diante do acúmulo de materiais nas casas e quintais. Mas Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais, dando ao cidadão diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis, que, além de se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem também se tornar o ambiente ideal para roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças.

Cada cidadão deve fazer sua parte e manter casas e quintais limpos”, reforça a secretária Beatriz Battistella.

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano, sendo que nas regionais Cajuru e Boa Vista foram realizados mais de um mutirão no ano.

Desde 2017, Curitiba recolheu 4.781 toneladas de resíduos por meio dos mutirões Curitiba sem Mosquito