Saúde de Curitiba orienta os foliões para prevenir doenças e infecções sexualmente transmissíveis no carnaval

Antes de ir curtir a folia do carnaval, reserve um momento do dia de hoje (9/2) para retirar os preservativos na Unidade de Saúde mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça as medidas preventivas para garantir um carnaval seguro e livre de preocupações com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Preservativo

De acordo com a médica infectologista Clea Elisa Lopes, do Centro de Epidemiologia da SMS, o uso de preservativos (masculino ou feminino) durante a relação sexual - oral, anal ou vaginal - é reconhecido como o método mais eficaz para prevenir a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/aids e hepatites virais B e C. "A camisinha é a nossa maior aliada", ressalta ela.

Os preservativos masculinos e femininos estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde.

Relação sexual sem proteção, e agora?

A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência para prevenir a infecção pelo HIV/aids, hepatites virais e outras ISTs e deve ser iniciada até 72 horas após a relação sexual.

É feita por uso de medicamentos pelo período de 28 dias, o que impede o vírus de se estabelecer no organismo.

Onde encontrar:

UPA Cajuru
Todos os dias, 24 horas (aberta no feriado)
Rua Eng. Benedito Mario da Silva, 555 – Cajuru
Telefone: (41) 3261-4099

UPA Boqueirão
Todos os dias, 24 horas (aberta no feriado)
Rua Profa. Maria De Assumpção, 2.590
Telefone: (41) 3217-1201

Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)
Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (fechado segunda e terça, reabre na quarta-feira às 14h)
Rua do Rosário 144 (6º andar) – Centro
Telefone: (41) 3233-7458

Outra possibilidade é entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba - 3350-9000 - que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive no feriado; sábado e domingo, das 8h às 20h; para receber orientações.

Testes de doenças sexualmente transmissíveis

A Prefeitura oferece os testes gratuitos em todas as Unidades de Saúde. Outra opção é a testagem rápida, ofertada pelo Centro de Orientação e Aconselhamento (COA – Rua do Rosário, 144, 6º andar, Centro).

Há também a possibilidade de solicitar o auto teste rápido para HIV pelo site “A Hora é Agora”. O exame é enviado pelos Correios para o endereço solicitado em Curitiba e também ser retirado no COA ou no armário digital localizado na Rodoviária de Curitiba.