Sessão solene homenageia profissionais de Curitiba que atuaram na pandemia de covid-19

Dia Gratidão 2024

A tarde desta segunda-feira (11/3) foi de sessão solene na Câmara de Vereadores de Curitiba para homenagear os profissionais que trabalharam na linha de frente da pandemia de covid-19. O Dia de Gratidão e Reconhecimento foi instituído em Curitiba pela Lei 15.955/2022, proposta pelo vereador Tico Kuzma e sancionada pelo prefeito Rafael Greca em 2022.

O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, conduziu o evento e destacou o sentimento de gratidão dos parlamentares e de toda a sociedade ao trabalho incansável realizado no período mais crítico da doença, quando o isolamento era necessário para evitar a contaminação.

Coube ao líder do governo na Câmara, Tico Kuzma, representar o prefeito na sessão solene, mas Rafael Greca e Eduardo Pimentel mandaram mensagens gravadas em vídeo.

“Nossa gratidão a todos que lutaram contra a covid-19, aos que servem com dedicação e solicitude à cabeceira dos doentes, nas UPAs, nos postos de saúde, nos hospitais e também nas creches e salas de aula e também no serviço público municipal. Eu lembro que faz bem quem pensa como Tico Kuzma, porque o agradecimento é a memória do coração. O coração curitibano agradece”, disse Greca em sua mensagem.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, relembrou as dificuldades enfrentadas e o medo do desconhecido, que foi sendo vencido com a evolução da ciência e o comprometimento de cada profissional da linha de frente contra a covid. Segundo ela, um dos legados da pandemia é a Central Saúde Já, que foi criada para tirar as dúvidas das pessoas sobre a doença e evitar que circulassem pela cidade espalhando os vírus.

Desde sua criação, em março de 2020, a central já fez mais de 1 milhão de atendimentos e a modalidade de teleatendimento e videoconsulta tem se fortalecido em Curitiba a cada dia.

“Parabéns a essa equipe vencedora, que não desiste e não desamina nunca. Só gratidão a todos”, disse a secretária, agradecendo a oportunidade de relembrar anualmente, na data do primeiro caso confirmado de covid em Curitiba (11 de março), os grandes feitos dessa equipe.

“Que possamos sempre ter os melhores aprendizados e implementar as melhores práticas assistenciais para que nossa população seja sim mais saudável e feliz. Viva a vida!”, concluiu Beatriz.

O enfermeiro Bruno Henrique de Mello, atual gerente da UPA Fazendinha, falou em nome dos profissionais homenageados. Bruno dirigiu o Hospital Vitória entre junho de 2020 e setembro de 2021, período crítico da doença em Curitiba.

“Como foi desafiador esse momento. Agradeço a oportunidade de fazer parte do SUS de Curitiba, porque ao mesmo tempo que estávamos cuidando das pessoas nós também estávamos sendo cuidados”, disse Bruno ao relatar que nunca faltou equipamentos de proteção, estrutura de atendimento e tudo que era necessário para enfrentar a doença.

“Hoje é dia de gratidão. É dia de lembrar todas as histórias vividas e todas as dificuldades e agradecer por ter vencido. Gratidão por fazer parte de uma rede como essa em um município como esse”, finalizou o profissional homenageado.

Símbolo
Ao final da sessão solene, todos colocaram uma máscara branca de proteção, símbolo do enfrentamento da pandemia e do Dia de Gratidão.

Presenças
Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Huçulak, os vereadores João dos 5 irmãos, presidente da comissão de saúde da Câmara; Bruno Pessutti, Herivelto Oliveira e Mauro Bobato; o diretor presidente da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente executivo da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; diretores e representantes de hospitais públicos e filantrópicos do SUS de Curitiba, além de profissionais dos distritos sanitários e núcleo central da Secretaria Municipal da Saúde.