Prefeitura de Curitiba entrega R$ 3,3 milhões em equipamentos para hospitais do SUS

Equipamentos hospitais 0324
Nove hospitais que atendem ao SUS curitibano receberam R$ 3,3 milhões em equipamentos adquiridos com emendas de 37 vereadores de Curitiba. A entrega simbólica foi feita nesta quinta-feira (14/3), no almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na CIC, pelo prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, aos diretores e representantes dos hospitais beneficiados.

A união entre Executivo e Legislativo para o bem comum foi elogiada pelo prefeito na cerimônia.

“Os agentes públicos são síndicos do interesse e bem comum. Mandato político é uma ocasião de zelar pelo bem comum. A eleição gera essa capacidade que deve e merece ser auferida por todos os políticos de todas as correntes políticas e de todas as ideologias. O bem comum não tem lado, não tem partido, só tem o sopro da vida”, disse o prefeito.

“A complementação do orçamento com emendas dos vereadores é fruto da paz política que desenvolvemos na nossa cidade”, avaliou Eduardo Pimentel.

“Somos parceiros da administração da cidade e da saúde de Curitiba”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello, citando também outros momentos em que a ação dos vereadores foi preponderante para a Saúde na capital paranaense, como a aprovação do ajuste fiscal em 2017, aprovação de leis que auxiliaram o enfrentamento da pandemia, entre outros.

Serviço de excelência
Com os recursos de R$ 3,3 milhões foram adquiridos 122 equipamentos. Parte deles já foi encaminhada aos hospitais beneficiados e outros serão entregues no decorrer de 2024, sendo que alguns itens estão no almoxarifado da SMS.

Foram beneficiados com os equipamentos: o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o Hospital Santa Madalena Sofia, o Hospital Cajuru, a Maternidade Mater Dei, o Hospital de Clínicas, o Hospital da Cruz Vermelha, o Hospital Erasto Gaertner, o Hospital Santa Casa e a Fundação Pró-Renal.

“A entrega desses equipamentos vem somar à qualidade do serviço que os prestadores oferecem”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, durante o evento.

Emendas
As emendas para a compra dos equipamentos foram propostas pelos vereadores: Alexandre Leprevost, Amália Tortatto, Beto Moraes, Carol Dartora, Dalton Borba, Denian Couto, Eder Borges, Ezequias Barros, Flávia Francischini, Herivelto Oliveira, Hernani, João da 5 Irmãos, Jornalista Márcio Barros, Leonidas Dias, Marcelo Fachinello, Marcos Vieira, Maria Letícia, Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Noemia Rocha, Nori Seto, Oscalino do Povo, Osias Moraes, Pastor Marciano Alves, Píer Petruziello, Professora Josete, Professor Euler, Rodrigo Marcial, Sabino Picolo, Salles do Fazendinha, Sargento Tânia Guerreiro, Sergio R. B. Balaguer (Serginho do Posto), Sidnei Toaldo, Tico Kusma, Tito Zeglin, Toninho da Farmácia e Zezinho do Sabará.

Presenças
Participaram do evento também a deputada estadual Márcia Huçulak e os vereadores: Tico Kuzma; Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Bruno Pessuti, Jornalista Márcio Barros, Leonidas Dias, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Salles do Fazendinha e Serginho do Posto.

Representando os hospitais estiveram: Marcos Sanfelice (Cajuru); Jorge Vinícius (Hospital de Clínicas); Hilton da Cruz Bueno (Mater Dei); Irmã Marilda Nogueira (Mater Dei); Tiago Tormen (Mackenzie); João Pedro Lupion (Mackenzie); Alessandra Picolo (Madalena Sofia); Méri Barth (Cruz Vermelha); e Mizael de Souza (Erasto Gaertner).

Equipamentos adquiridos e instituições beneficiadas
Hospital de Clínicas - R$ 137.339,55
- 4 bombas de infusão de seringa