Mutirões contra a dengue passam por quatro regionais de Curitiba

Nas próximas semanas, o Mutirão Curitiba sem Mosquito, contra a dengue, ocorrerá nas regionais Boqueirão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Boa Vista.

Nesta sexta-feira (15/3), agentes de endemias e comunitários percorreram 18 quarteirões do bairro Alto Boqueirão, nas proximidades da Vila Pantanal, avisando sobre o mutirão. O recolhimento do material descartado será feito pelos caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na terça e quarta (19 e 20/3).

Pinheirinho

No Pinheirinho, os moradores serão informados no início da semana pelos agentes. Eles percorrem 20 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Concórdia e 29 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Vila Machado. O recolhimento será na quarta e quinta-feira (20 e 21/3).

Santa Felicidade

Em Santa Felicidade, os agentes percorrem 21 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Pilarzinho na terça e quarta (19 e 20/3). O recolhimento dos entulhos será na quinta e sexta-feira (21 e 22/3).

Boa Vista

Na semana seguinte, o mutirão segue para a Regional Boa Vista, onde os agentes vão percorrer 95 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Bairro Alto. Os caminhões de coleta vão recolher os entulhos na segunda e terça-feira (25 e 26/3). Os moradores devem separar os materiais descartados e colocar nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias.

O trabalho dos agentes consiste em vistoriar imóveis e orientar os moradores sobre o recolhimento de resíduos.

Como funciona

A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Nos mutirões, eles fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

“A estratégia é intensificar mutirões em toda a cidade, especialmente onde houver registro de casos autóctones de dengue”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Segundo a secretária, é preciso apoio da população na prevenção da doença, eliminando a água parada em casa, quintais, terrenos e locais de trabalho para afastar o risco de focos da dengue.

Casos

Em Curitiba, de acordo com o novo Painel da Dengue, foram registrados 207 novos casos da doença na última semana. No total, a capital paranaense contabiliza 808 casos de dengue em 2024 (até o dia 8/3), sendo 627 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 181 autóctones (transmissão local).

Orientações
Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba.

Os mutirões são estratégias de intervenção diante do acúmulo de materiais nas casas e quintais. Mas Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais, oferecendo ao cidadão diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis, que, além de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem também se tornar o ambiente ideal para roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças.

“Cada cidadão deve fazer sua parte e manter casas e quintais limpos”, pondera a secretária Beatriz Battistella.

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano, sendo que nas regionais Cajuru e Boa Vista foram realizados mais de um mutirão no ano.