Saúde de Curitiba reforça importância da vacina anticovid para públicos prioritários

Vacina Covid2

Desde janeiro de 2024, a vacina anticovid está disponível nas Unidades de Saúde de Curitiba para públicos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde para todo país. Mesmo com o registro de novos casos da doença, a adesão da população que tem direito às doses de reforço semestral ou anual ainda é baixa.

De janeiro a março de 2024, foram aplicadas 36,5 mil doses da vacina anticovid em Curitiba, sendo que o público prioritário é de 545,5 mil pessoas. O percentual vacinado é de apenas 6,7%. (Veja nesta matéria quem faz parte do público prioritário).

“É necessário lembrar que a vacina da covid não garante imunidade permanente. Os mais suscetíveis precisam das doses de reforço e elas estão disponíveis em nossas unidades”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Propondo uma reflexão sobre o enfrentamento da covid-19, a secretária retoma a situação vivida no começo da pandemia, quando ainda não havia vacina disponível. Nas últimas semanas, Curitiba chegou a registrar o mesmo número de casos ativos da covid daquele período mais crítico, acima de 5 mil.

“O que faz a diferença entre o número de casos e a gravidade da situação é a vacina, que foi aplicada em nossa cidade com todas as doses necessárias até 2022, pois o vírus continuou a circular e a maioria das pessoas buscava se imunizar”, analisa Beatriz.

Mas ela destaca: “2022 ficou para trás e nós precisamos manter nosso organismo protegido. Quem protege nosso organismo e atualiza a imunidade é a vacina, que pode não evitar totalmente a doença, mas protege contra a forma grave, internações e mortes”, reforça.

“Se você faz parte dos grupos mais vulneráveis, que são priorizados para receber mais uma camada de proteção contra a covid, vacine-se. E os pais, levem suas crianças para serem imunizadas contra a doença, para garantir uma proteção atualizada. Quem ama, vacina”, conclui a secretária da Saúde.

Aplicativo Saúde Já Curitiba

No App Saúde Já Curitiba é possível verificar seu histórico de vacinação covid-19, e, caso se encaixe em algum grupo prioritário, poderá procurar sua unidade de saúde de referência para aplicação da dose. Os endereços das unidades podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

O curitibano que tem dúvidas se tem direito à dose de reforço da vacina da covid pode ligar para a Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000. A central funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h; nos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Público prioritário para dose de reforço semestral da vacina anticovid

• Pessoas com 60 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
  • Imunocomprometidos com cinco anos ou mais

Público prioritário para dose de reforço anual da vacina anticovid

• Trabalhadores da saúde
  • Pessoas em situação de rua
  • Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
  • Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
  • Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
  • Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
  • Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade

Esquema primário
As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários e que não completaram o esquema vacinal primário com duas doses, ainda podem buscar uma Unidade de Saúde para se vacinar, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Crianças
Em 2024, a vacinação anticovid foi incluída no Calendário Básico de Vacinação Infantil, indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O esquema básico de vacinação para esta faixa etária consiste atualmente em três doses da vacina anticovid, com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose e o intervalo de 56 dias entre a segunda e a terceira dose.