Curitiba integra 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal com 13 trabalhos

Brasil Sorridente

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba apresenta 13 trabalhos na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que acontece nesta quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11), em Brasília.

Ao todo são 180 trabalhos apresentados de todo o país, selecionados dentre quase 500 inscritos, mostrando as experiências exitosas na área da saúde bucal no Brasil. O evento é realizado em comemoração aos 20 anos de existência da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que trouxe avanços fundamentais, como a garantia da saúde bucal como parte constitutiva do direito à saúde da população.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, a seleção dos 13 trabalhos de Curitiba para a Mostra, dentre tantos trabalhos inscritos, já é uma vitória. “Curitiba tem o maior número de trabalhos selecionados”, diz.

Segundo a secretária, durante esta Mostra, Curitiba tem a oportunidade de compartilhar com gestores do restante do país as experiências exitosas. “É fruto de um trabalho consolidado e iniciado ainda na década de 1980, mesmo antes da PNSB”, diz ela. "Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de conhecer outros cases de sucesso e analisar se podemos replicar na capital paranaense”, completa.

Confira a lista de trabalhos que estão sendo apresentados por Curitiba na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal:

  • Telerregulação em Odontologia Pública no município de Curitiba - Viviane Gubert (Coordenação de Saúde Bucal).
  • Ações Estratégias nos Centros de Especialidades Odontológicas – Ilana Lima (Coordenação de Saúde Bucal).
  • A experiência da odontologia no circuito dos crônicos, realizado em cinco unidades de saúde do Distrito Sanitário do Cajuru - Patrícia Dias (Distrito Sanitário do Cajuru).
  • Readequação das clínicas odontológicas do município de Curitiba – Mario Augusto Gomes (Coordenação de Saúde Bucal).
  • O Papel dos Agentes Comunitários da Saúde Bucal – Sandra Mara Ribeiro dos Santos (Distrito Sanitário do Pinheirinho).
  • Resgate da autoestima e melhora da qualidade de vida através da odontologia nos pacientes do grupo de tabagismo – Maria Augusta Tossot (Distrito Sanitário do Pinheirinho).
  • Promover hábitos saudáveis na primeira infância: experiência de educação em saúde bucal com materiais sustentáveis e abordagens inclusivas - Sheila Holzmann Gaio (Distrito Sanitário do Boqueirão).
  • Restabelecimento de saúde bucal sob anestesia geral de pessoa com deficiência em ambiente hospitalar – Gustavo Leal (Distrito Sanitário do Cajuru/ Hospital de Clínicas).
  • Análise do impacto da implementação de um guia de descrição de lesões estomatológicas em Unidades Básicas de Saúde de Curitiba – Ana Braosi (Distrito Sanitário do CIC).
  • Otimização na realização dos exames de detecção de lesões bucais na atenção primária – Adriana Zawadzki de Quadros (Distrito Sanitário do Boqueirão).
  • Realização de Circuito para Pacientes Diabéticos em Curitiba - Amanda Zanicotti (Distrito Sanitário do CIC/ Residência).
  • Aplicação da filosofia Lean em uma clínica odontológica do SUS – Flavia Quadros (Superintendência em Gestão).
  • Consultório na Rua e os desafios da atenção em saúde bucal às pessoas em situação de rua em Curitiba – Alan Celso Sierakowski (Consultório na Rua).