Hospital do Idoso de Curitiba recebe visita técnica de instituição pernambucana para troca de experiências

Comitiva pernambucana

O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns recebeu, nesta sexta-feira (14/3), a visita de representantes do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI) e da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), ambas de Recife.

O objetivo da visita técnica foi promover o intercâmbio de experiências e estratégias no atendimento à população idosa, com foco especial nos programas de residência e educação continuada.

Para o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz, “a integração de conhecimentos reforça o compromisso das instituições com a qualidade do cuidado e a excelência na gestão pública de saúde”.

“O principal motivo da visita é aprender mais e entender como nossos colegas trabalham, para que possamos melhorar cada vez mais nossos serviços”, destacou Samuel Gomes, superintendente-geral da fundação pernambucana.

A diretora-geral do HECPI, Ana Vidon, ressaltou a singularidade dos serviços hospitalares voltados à pessoa idosa.

“O trabalho é muito similar. O atendimento a essa população é bastante peculiar. O Hospital Zilda Arns é o primeiro do Brasil, e nós somos o primeiro do Norte e Nordeste. Então, foi uma experiência muito válida nesse sentido”, afirmou.

Estrutura
Além da estrutura física do Hospital do Idoso, os visitantes conheceram o modelo assistencial e a formação dos profissionais de saúde.

“Especificamente na área de ensino e pesquisa, a visita foi muito rica. Deu para entender o organograma, e a estrutura, que é muito robusta”, disse Vidon.

“Inclusive, vai servir de inspiração para que, quem sabe em breve, possamos chegar ao patamar em que o hospital se encontra hoje, assim como a Feas como um todo, especialmente na área de pesquisa”, declarou a diretora.

Ensino e Pesquisa
Curitiba possui um programa de residência em Saúde, nas áreas médica e multiprofissional, oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Feas. Em 11 anos, mais de 440 residentes foram formados.

Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde da SMS/Feas oferecem vagas nas áreas de Saúde do Idoso, Saúde da Família e Saúde Mental, voltadas a profissionais graduados em fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, farmácia e nutrição. O programa também inclui a residência em Enfermagem em Urgência e Emergência.

Na área médica, são oferecidas vagas em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Geriatria, Psiquiatria e Medicina Intensiva.


Sobre a Feas
A Feas é uma fundação pública vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba. Administra 29 unidades do SUS Curitibano, como o Hospital do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce (UEP), o Serviço de Atenção Domiciliar Saúde em Casa, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC, entre outros.