Viajantes ganham preservativos e orientação contra aids na rodoviária


Quem embarcou na Rodoviária de Curitiba, nesta sexta-feira (24), ganhou preservativos e material informativo sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de Aids. Na ação, feita pela Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de saúde aproveitaram também para orientar os cidadãos em relação aos cuidados na prevenção e sobre os serviços oferecidos na rede SUS.

O vendedor André Ribeiro dos Santos, 23 anos, aprovou a ação. “É a primeira vez que me abordam na rua para entregar preservativo numa ação como essa. É muito importante para conscientizar a sociedade em relação a sexo seguro”, afirmou.

As irmãs Gabriela Jacinta da Silva, 25 anos, e Rafaela Jacinta da Silva, 22 anos, também elogiaram. “É muito importante. Ainda mais no Carnaval, que as pessoas querem aproveitar e acabam se esquecendo de se proteger”, diz Gabriela. “É um momento interessante para conscientizar sobre o assunto”, completou Rafaela.

De acordo com a coordenadora de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Liza Bueno Rosso, “embora a abordagem seja geral, o público principal da ação é homens jovens, entre 20 a 29 anos, faixa etária que apresentou o maior crescimento de casos entre 2007 e 2015”. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids de Curitiba, em 2007 foram 92 novos casos, já em 2015 foram 395, o que revela um aumento de 328%.

Além do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde, a ação contou ainda com o apoio das ONGs: Rede Sol, Grupo Esperança, Associação Fênix, Só Vida. Agentes da Fundação de Ação Social (FAS) também participaram, para orientar sobre o combate à exploração sexual infantil.

Dengue

Durante a ação, além de orientar sobre DST e Aids, os usuários receberam informações sobre os cuidados relacionados ao combate do mosquito Aedes, vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Com as altas temperaturas, o cuidado para não deixar água parada, formando criadouros, deve ser ainda maior, informa a Coordenadora do Programa de Combate ao Aedes, Tatiana Faraco. “Nós aproveitamos a oportunidade par abordar as pessoas e fazer um corpo a corpo no sentido de lembrar a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes”, diz.

Serviço: Todas as unidades de saúde oferecem teste HIV. Além disso é possível buscar testagem rápida no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) em horário comercial (R. do Rosário, 144 – São Francisco) e no trailer do projeto “A hora é Agora”, que fica sextas e sábados, das 18h às 21horas, na Boca Maldita.