Mãe Curitibana reforça atendimento especializado a gestantes


Em alusão aos 18 anos do Mãe Curitibana, o secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho, esteve nesta segunda-feira (06/03) na Unidade Mãe Curitibana, no São Francisco, para analisar a evolução e os desafios do programa. Baracho era o secretário municipal da Saúde na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, quando foi criado o Nascer em Curitiba Vale a Vida, precursor do Mãe Curitibana. O deputado federal Luciano Ducci, criador do programa Mãe Curitibana, participou da visita.

“Neste mês da mulher comemoramos os 18 anos do Mãe Curitibana e temos um compromisso para que o cuidado materno-infantil continue avançando”, disse Baracho. “Nesta visita, foi possível um contato com a equipe para analisarmos como podemos aperfeiçoar e direcionar para a excelência a assistência à saúde em Curitiba.”

Baracho conversou com médicos, enfermeiros, pacientes e avaliou impactos resultantes da mudança do programa na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet, quando a unidade de saúde Mãe Curitibana deixou de ser um espaço exclusivo para o atendimento a gestantes e bebês. Com a mudança, a unidade passou a receber todos os pacientes da região, trazendo mais possiblidade de contaminação para recém-nascidos, sobretudo os prematuros.

A nova gestão quer garantir o atendimento especializado na Unidade Mãe Curitibana para a gestante de risco e o bebê. Além disso, haverá melhorias com a criação do Mãe Curitibana Vale a Vida, que vai possibilitar a elaboração do plano de parto pelas futuras mães e reestabelecer a vinculação do parto, para que toda gestante saiba, desde o início da gravidez, onde ganhará o bebê.  “Tenho convicção de que a estratégia de acompanhamento materno-infantil vai avançar. Confio no compromisso da equipe de Baracho”, disse Ducci.

Celebração

Além de Baracho e Ducci, a agente comunitária Márcia Blanc, 44 anos, e a filha, Nicole Blanc, 11 anos, acompanharam a visita. Márcia foi a primeira gestante a receber atendimento na unidade especial Mãe Curitibana, criada há 12 anos. “O atendimento que recebi aqui foi mágico, superou minhas expectativas”, disse.

Natália da Rocha Guazelli, de 29 anos, também recebeu os cumprimentos de Baracho e Ducci. Há um mês ela deu à luz os gêmeos Miguel e Gabriel. “Fiz todo o meu acompanhamento no Mãe Curitibana e agora estou retornando para a consulta deles”, contou.