Secretaria promove debate sobre boas práticas no Dia da Enfermagem

A Secretaria Municipal da Saúde homenageou, nesta sexta-feira (12), sua principal força de trabalho, no Dia Internacional da Enfermagem. No Salão de Atos do Parque Barigui, a secretaria reuniu profissionais para palestras com o tema da 78.ª Semana Brasileira de Enfermagem: “as boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.
Trabalham nessa área, nas unidades da Secretaria, 4.080 profissionais, sendo 796 enfermeiros, 3.284 auxiliares e técnicos de enfermagem. Na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), que administra o Hospital do Idoso e Maternidade Bairro Novo são mais 153 enfermeiros, sete enfermeiras obstétricas e 483 técnicos em enfermagem.


No ano passado, só nos postos de saúde, foram realizadas 862.272 consultas básicas de enfermagem e 4.841.088 procedimentos de enfermagem. “É indiscutível a importância do papel que os trabalhadores da enfermagem desempenham nos serviços de saúde. Totalizam 60% do total de servidores desta secretaria”, declarou João Carlos Baracho, secretário municipal da Saúde.
Também participaram da abertura, além do secretário, Márcia Huçulak, superintendente de Gestão da Secretaria, Aline Pizolato, representante da Associação Brasileira de Enfermagem, Leda Maria Albuquerque, representando os supervisores dos distritos de saúde, Tânia Mass, representando a Feaes. À tarde, participaram o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e Antônio Brasil dos Santos, do Conselho Municipal da Saúde.
PROGRAMAÇÃO
A enfermeira Carolina Bocchi Maia abriu as programação com palestra que levou os participantes a refletir sobre seu papel na profissão, com a pergunta “se não for eu, quem?”. Ressaltou a importância da atitude proativa, não só no ambiente de trabalho. Durante o dia, cada Distrito Sanitário e representantes da Feaes levaram experiências de boas práticas de enfermagem. Na parte da tarde, o psicólogo do Distrito Sanitário Pinheirinho, Élcio Fogiatto, alegrou os participantes com sua apresentação musical.
Foram apresentados temas como planejamento familiar, sala de vacina e seus cuidados, atenção às gestantes, parto humanizado (maternidade Bairro Novo), inserção de DIU no posto de saúde. “Este encontro permite a troca de informações e o fortalecimento das parcerias na rede municipal da saúde, servindo como fonte de inspiração, inovação e crescimento profissional”, disse João Baracho.
Além dos 110 postos de saúde, a Secretaria mantém sete unidades de pronto atendimento (UPA), centros de atendimento psicossocial (CAPS), o programa Melhor em Casa, os núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Hospital do Idoso, Maternidade Bairro Novo.