Profissionais participam de capacitação sobre Direitos Reprodutivos no Bairro Novo
O posto de saúde Sambaqui, no Sítio Cercado, recebeu no último sábado (24/06), a segunda etapa de capacitação sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, com ênfase na inserção do DIU. Participaram da capacitação prática 23 profissionais, médicos, enfermeiros e residentes de todos os postos de saúde do Distrito Sanitário Bairro Novo. Durante a capacitação, os profissionais prestaram atendimento a 24 usuárias dos serviços da saúde da região, com inserção de DIU, coleta de exame citopatológico, atendimento odontológico e aplicação de vacinas.
“O DIU é um excelente contraceptivo, pois está disponível no SUS, é seguro, de fácil inserção, manutenção e dura 10 anos”, afirma a supervisora do Distrito Bairro Novo, Shunaida Sonobe. De acordo com Shunaida, a disponibilização do DIU ajuda a diminuir a mortalidade materna, uma vez que as mulheres têm seu direito à contracepção assegurado, evitando que recorram ao aborto ilegal.
A primeira etapa da capacitação ocorreu em 24 de abril, na Faculdade Educacional de Araucária (Facear), com 230 pessoas, entre servidores da saúde, educação, FAS, administração regional, conselheiros e lideranças. A primeira etapa foi teórica e voltada a uma gama maior de profissionais. Na segunda etapa, prática, a capacitação envolveu apenas os profissionais da saúde.
Entre os palestrantes do evento realizado pelo Distrito Sanitário Bairro Novo, estiveram na primeira etapa Rosires de Andrade (UFPR/HC), Danilo Martins Rahal (UFPR/HC), Maria Alice Panichi (SESA), Izabel Brito (SESA/ESPP), Ana Cláudia de Almeida (HVFA), Luiza Regina Zapani (CMCBN), Cidcley da Silva Milleo (SMS de Piraí do Sul) e Neuceli Bento Garcia (SMS de Fazenda Rio Grande). Na segunda etapa, participaram como instrutores Evelyn Berleze (SMS de Garopaba), Izabel Brito (SESA/ ESPP), Mohamed Nossier (SMS Curitiba/Sambaqui), Rosemar Graniel (SMS Curitiba/Umbará 2), Andrea Dvilevicius (SMS Curitiba/NASF) e Edinael Marciano SMS Curitiba/ Sambaqui).