Prefeitura regulariza débitos com fornecedores de remédios

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, fizeram nesta quarta-feira (5/7) o Ato pelo Avanço da Saúde de Curitiba. O evento, no Salão Brasil da Prefeitura, marcou o início do pagamento aos fornecedores de saúde que não haviam recebido na gestão anterior. 

Desde a última semana, quando houve a aprovação do ajuste fiscal pela Câmara Municipal, já foram liberados R$ 7,8 milhões a fornecedores de medicamentos, insumos e materiais da saúde, referente a pagamentos de 2016. 

“Eu queria que o primeiro ato de recuperação de Curitiba fosse um ato de recuperação da saúde. A saúde vai funcionar de maneira suficiente para atender a população. Não queremos que nada falte e a população seja bem servida”, afirmou o prefeito.

Com a recente aprovação do ajuste fiscal pela Câmara Municipal, houve a criação de mecanismo legal para que os fornecedores possam ser pagos em relação a despesas de 2016, criadas na gestão anterior. Sem receber, muitos fornecedores chegaram a deixar de entregar produtos em 2017, o que levou o município a passar por um período de desabastecimento de medicamentos. A expectativa agora é a regularização dos estoques de medicamentos até o fim de julho.

De acordo com Márcia, com os pagamentos feitos, a expectativa é que Curitiba melhore seu nome “na praça”, facilitando os processos de compras. “Isso nos ajudará a manter o almoxarifado sempre abastecido”, disse ela. Segundo a secretária, a perspectiva é que não faltem mais remédios, com abastecimento suficiente da Farmácia Curitibana, criada por Rafael Greca em 1994, na primeira gestão como prefeito de Curitiba.

“Saúde Já para os curitibanos é um compromisso de campanha do prefeito que está sendo cumprido. Com a aprovação do ajuste fiscal, conseguimos começar a desamarrar os nós deixados pela gestão anterior”, explicou Márcia, que assumiu o cargo de secretária oficialmente nesta quarta-feira, após o afastamento do então secretário João Carlos Baracho para tratamento de saúde.

Participaram do evento representantes das empresas Aaba e Cirúrgica Curitiba, Caobianco, Dimaci, Cremer, B.D, Rhoma, Nunesfarma, Hospfar, BR Sul, Dental Med Sul, Parcomed, Phohosp, Roche, Abbot e Berton e Dickson. Além deles, o Ato pela Saúde de Curitiba contou com lideranças locais e profissionais da saúde.