Mobilização da Saúde contra hepatites ofertou mil testes rápidos

Nesta sexta-feira, 28 de julho, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites. Para marcar a data, durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Mobilização Contra Hepatites Virais, com a palestras e testes gratuitos em oito unidades de saúde, levando informações sobre a doença –causas, prevenção e tratamento -, e diagnosticando possíveis portadores da hepatite C com o teste rápido. 

“Ficamos muito satisfeitos com a participação da população nas mobilizações”, destacou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “A Secretaria de Saúde oferta, permanentemente, serviços de diagnóstico e tratamento para essa doença, gratuitamente. É importante que a população procure nos postos de saúde a vacina contra a hepatite B e, que, pelo menos uma vez na vida, faça o teste para hepatite C”, completou.

Nesta semana foram feitos 1.031 testes, que priorizaram pessoas com diabetes e dependência de insulina, pois a hepatite C favorece o desenvolvimento dessa doença. Onze pessoas tiveram resposta positiva para o vírus da hepatite C. Todas foram encaminhadas para exames confirmatórios e, se necessário, terão acompanhamento médico e tratamento ofertado pela secretaria.

“O resultado foi excelente: formamos multiplicadores das informações sobre as hepatites. Se testamos mil pessoas, essas mil vão repassar as informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento para muitas outras em seus meios familiares e de trabalho”, disse a técnica do Serviço de Referência de Hepatites Virais da secretaria, Maria Elisabete Ferraz.

Números

Estima-se que, em média, 1,8% da população curitibana (aproximadamente 34 mil pessoas) tenha o vírus. Estudos apontam que pelo menos 60% dos indivíduos contaminados ainda não foram diagnosticados e, quando começam a sentir os primeiros sintomas, a doença já está em um grau avançado de inflamação do fígado. Isso poderia ser evitado com diagnóstico e tratamento precoces.

As mobilizações contra hepatites foram realizadas nas unidades de saúde Menonitas (em 13/7), Rio Bonito, Iracema, Vila Guaíra, Campo Alegre, vila Feliz, João Cândido, Ouvidor Pardinho, São Braz e Bacacheri.