Secretaria faz capacitação para vigilância da leptospirose

 

A Secretaria Municipal da Saúde realiza nos dias 22, 23 e 24 de agosto a “Capacitação em Controle de Roedores Urbanos para Vigilância em Leptospirose”. O curso, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, é ministrado por Eduardo de Masi, analista em saúde e biólogo membro da coordenação da Programa Municipal de Vigilância e Controle de Arboviroses. Ao todo foram ofertadas 40 vagas. 

De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses em Curitiba, o biólogo Juliano Ribeiro, o objetivo do curso é capacitar agentes de controle de endemias do município de Curitiba e região metropolitana, além de capacitar os agentes da unidade de vigilância de zoonoses de Curitiba, nas atividades de controle de roedores. “Nosso objetivo é o controle dos roedores com foco em diminuir os casos de leptospirose, doença transmitida pela urina desses animais”, explica Ribeiro.

Entre os temas abordados na capacitação estão justamente a diferença entre um programa de controle de roedores apenas e um programa de vigilância em leptospirose, áreas de riscos, biologia dos roedores urbano, técnicas de controle, inspeção domiciliar e em vias públicas, além de aplicação do produto de combate aos roedores, inclusive com atividade prática. “Nossa expectativa é que o curso traga ferramentas para o dia a dia do trabalho dos nossos agentes”, diz Ribeiro.