Coral do CAPS Boa Vista se apresenta na Boca Maldita
Coral do CAPS Boa Vista se apresenta na Boca Maldita
No segundo dia de ações do Agosto Azul na Boca Maldita, na última sexta-feira (25/8), o Grupo Movimento Artístico, formado por pacientes do CAPS AD Boa Vista, se apresentou à população que participava das ações de incentivo ao autocuidado do homem. O Movimento Artístico apresentou-se como um coral, cantando músicas populares, como “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.
Esta foi a terceira vez que o grupo se apresentou publicamente. Criado há dois anos e hoje com 30 integrantes, surgiu um cunho terapêutico dentro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com dependência química de Álcool ou Drogas (AD). “Começamos com três pacientes, estimulando, por meio das artes, reflexões e reabilitando-os a participar de festas e eventos da vida social sem estarem sob efeitos das substâncias das quais se tornaram dependentes”, explica a assistente social do CAPS AD Boa Vista Edna Amato.
Além de exercitarem a reinserção social, com a participação em eventos sociais festejados dentro do Centro de Atenção, como aniversários e outras datas comemorativas, o Movimento Artístico passou a receber convites para se apresentar como coro. O resultado foram outros efeitos terapêuticos, como o de cumprir compromissos assumidos. “E temos estimulado eles que resgatem e apresentem seus talentos, se orgulhem deles, se apresentem como qualquer cidadão e não se restrinjam à condição de dependentes químicos”, destaca Edna.