Greca lança Mutirão de Cirurgia de Varizes para tirar 3,3 mil pessoas da fila
O prefeito Rafael Greca lançou oficialmente, nesta sexta-feira (22/9), o Mutirão de Cirurgias de Varizes, no Hospital do Idoso Zilda Arns. A iniciativa pretende retirar 3,3 mil pessoas da espera pelo atendimento que, sem esta ação, poderia chegar a 20 meses.
O procedimento é mais um a ser incorporado no rol dos atendidos pela estratégia Mutirão de Especialidades Saúde Já. O programa, iniciado em fevereiro, beneficiou 107,5 mil pessoas que saíram da espera por consultas especializadas, exames e cirurgias, numa redução de 54% da fila.
“Começamos agora as consultas que vão encaminhar esses pacientes para as cirurgias de varizes, que vão se repetir todos os sábados, até que a fila se acabe”, destacou o prefeito.
Os pacientes com indicação para cirurgia vascular nas pernas começaram a ser atendidos no Hospital do Idoso com consultas médicas e exames de eco doppler durante a semana. Nos atendimentos, médicos vasculares fazem o diagnóstico para verificar se há necessidade de intervenção cirúrgica, de dois modos: o tradicional ou o método do polidocanol (conhecido como “espuma”, que dispensa sedação ou anestesia).
A partir de outubro, a Santa Casa, o Hospital Madalena Sofia e o Hospital São Vicente também passam a integrar a ação.
O mutirão é direcionado aos pacientes previamente inscritos nas unidades de saúde, convocados com o dia, horário e local que devem comparecer. Logo após a consulta, a cirurgia é agendada.
Magda Talita Schroeder, 34 anos, estava aguardando a consulta com o médico vascular há dois anos e nesta sexta-feira recebeu o telefonema dizendo que teria consulta marcada para a tarde no Hospital do Idoso. "Fiquei bem surpresa, porque já nem tinha mais muita esperança de ser chamada. Tenho varizes hereditárias e sinto dores, cansaço. Poder contar com esses serviço do mutirão com essa agilidade foi uma ótima notícia", contou a moradora do bairro Capão Raso.
Mutirão de Especialidades
O mutirão de cirurgias de varizes faz parte da estratégia Saúde Já, lançada em março pelo prefeito Rafael Greca. Com um investimento de R$ 12 milhões, a iniciativa está beneficiando um total de 200 mil pessoas que esperavam um atendimento nas especialidades.
Em apenas seis meses, saíram da fila 55 mil pessoas que aguardavam para realizar exames de laboratório e foram realizados quase 90 mil agendamentos em especialidades como urologia, dermatologia, cardiologia, ortopedia e exames complementares.
Nos casos da vasectomia, dos exames de radiologia e ultrassonografia de abdome, a fila está próxima de ser zerada. “Reduzimos em mais de 98% a espera nessas especialidades”, destacou o prefeito. Na cardiologia, a redução foi de 80%.
Ao lado da secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, Greca lembrou que mesmo onde há a maior demanda reprimida, a Ortopedia, a espera está diminuindo. “Iniciamos com uma fila de 33 mil pacientes e, destes, já atendemos 11 mil. Avançamos bastante e vamos sabemos que o compromisso do prefeito é seguir trabalhando”, disse a secretária.
Desde abril, quando se iniciaram os atendimentos de problemas ortopédicos, houve um aumento de 131% nas consultas dessa especialidade, subindo de 700 consultas mensais para 1.620 atendimentos ao mês. “Essa é uma ação continuada e até o final da minha gestão teremos equalizada a fila dos Mutirões”, enfatizou Greca.