Profissionais da beleza ajudam a promover a saúde da mulher
Aproveitar um momento de cumplicidade, como é o da depiladora com a cliente, para prevenir doenças e combater a violência contra a mulher. Estes são objetivos do programa Depiladora Amiga, da Universidade Positivo, com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. A mais recente edição do programa foi realizada na manhã desta segunda-feira (2/10), no campus da Praça Osório.
Para a assessora do gabinete da Secretaria da Saúde, Raquel Cubas, o projeto ganha ainda mais consistência em outubro, mês dedicado à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama. “A depiladora sensibilizada e bem informada pode ajudar a mulher a identificar alterações no corpo e aconselhar que ela procure ajuda médica”, acredita.
Mais de 500 profissionais já passaram pelo programa, de acordo com a idealizadora, a professora de Saúde da Família da UP, Andressa Gulin. O curso tem a duração de uma manhã e aborda questões como as doenças sexualmente transmissíveis, anatomia da mulher, violência contra a mulher, doenças de pele, gestantes, mitos e verdades sobre depilação. Exames preventivos do câncer de colo de útero e do câncer de mama também são abordados.
“Chegamos a verificar aumento de procura por exames preventivos em unidades de saúde de regiões em que promovemos o curso, mas não podemos fazer uma relação direta”, pondera Andressa. “É uma ação que atinge o objetivo da promoção da saúde. A depiladora orienta as mulheres da família e as clientes, que repassam para amigas todo esse conhecimento sobre a saúde da mulher”.
Solidariedade
Além de aprender, as depiladoras que participaram do curso nesta manhã fizeram a doação de pacotes de absorvente feminino, que foram doados a uma instituição que acolhe mulheres vítimas de violência, indicada pela FAS.