Prefeitura abre unidades de saúde aos sábados para exames preventivos
A Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), deu início às atividades do Outubro Rosa, a campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama. As unidades de saúde vão reforçar as ações de informação com eventos especiais para o público feminino, como palestras, aulões e abertura de alguns postos aos sábados (endereços abaixo) para coletas de exames preventivos de suas usuárias.
Será um mês para informar a população sobre como é simples se precaver contra esse tipo de câncer, que, em Curitiba, é o que mais afeta as mulheres. No biênio 2016-2017, estima-se que serão registrados 840 novos casos na cidade.
Quando um tumor mamário é detectado no início, a cura é possível em 90% dos casos. O Outubro Rosa estimula a lembrança do autoexame frequente (uma vez por mês) e de exames anuais, conforme indicação médica.
Abertura
Na abertura da campanha, nesta segunda-feira (2/10), agentes de saúde orientaram as mulheres que passaram pela Rua XV de Novembro sobre o autoexame. A professora Carine Adriane Ferreira, 40 anos, foi uma delas. “Na minha família, houve um caso recente, minha irmã precisou tirar um nódulo. Era benigno, mas serviu para chamar a atenção de todas nós, reforçamos o cuidado”, contou Carine.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, destacou que a Prefeitura está preparada para auxiliar na prevenção e tratamento do câncer de mama e o de colo de útero, o segundo que mais atinge as curitibanas. “O câncer de mama é a primeira causa de câncer hoje em Curitiba. Nossas 110 unidades de saúde estão preparadas para fazer a mamografia, não temos fila de espera. Infelizmente sobram exames porque as mulheres ainda não têm o hábito de fazer a prevenção rotineiramente.”
Ela também elogiou o trabalho de diagnóstico e tratamento realizado pelo Hospital Erasto Gaertner, referência nacional em oncologia. Nesta segunda-feira, a instituição também lançou sua campanha do Outubro Rosa, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Para destacar a importância de ressaltar as ações de prevenção e diagnóstico precoce, a coordenadora do hospital, Carla Martins, lembrou que dos cinco mil casos novos de câncer registrados no Erasto Gaertner em 2016, 25,4% deles eram de mama e 8,2% de colo de útero.
Diagnóstico
Todas as unidades municipais de saúde solicitam mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos de forma a ampliar o diagnóstico, além de divulgarem permanentemente à comunidade as ações de promoção, prevenção e cuidados relacionados ao paciente e as informações sobre câncer.
Atenção: As unidades de saúde do município criaram as ações especiais para o mês de outubro com o intuito de estreitar o relacionamento com suas usuárias. As unidades que incluíram na agenda a abertura em alguns sábados terão a oferta específica para pacientes de sua unidade. A coleta do exame preventivo e encaminhamento para marcar a mamografia será feita conforme a indicação do profissional de saúde.
Os eventos das unidades de saúde foram elaborados para o Outubro Rosa com o intuito de estreitar o vínculo com suas usuárias e conscientizar para ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo de útero, reforçando o cuidado integral com a saúde da mulher, com palestras, atividades físicas e de lazer. O calendário completo vai ser divulgado durante todo o mês no site www.curitiba.pr.gov.br