Curitiba termina Outubro Rosa com participação positiva
Um mês em que o cuidado com a saúde da mulher foi protagonista. Durante o Outubro Rosa, Curitiba se vestiu com a cor que simboliza o feminino para lembrar a necessidade de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo de útero.
A estufa do Jardim Botânico e a Casa Japonesa da Praça do Japão foram iluminadas na cor rosa e mais de cem ações pontuais da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas nos postos de saúde para as mulheres colocarem em dia seus exames preventivos dos dois tipos de câncer.
“Ficamos muito felizes com o engajamento das curitibanas neste mês e queremos que esse cuidado se estenda por todo o ano, mantendo uma rotina de prevenção. Para o diagnóstico precoce, é fundamental que a mulher mantenha seus exames de preventivo de câncer cérvico uterino e a mamografia em dia”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.
Durante o Outubro Rosa, a prefeitura também promoveu eventos nas Ruas da Cidadania, como no Bairro Novo e Santa Felicidade, com múltiplas ações, com palestras, atividades físicas, aulas de zumba e pilates, maquiagem, distribuição ou sorteio de brindes, palestras sobre cuidados da saúde da mulher.
Nas unidades de saúde, muitas das equipes se vestiram, literalmente, com a cor da campanha, e decoraram salas de espera e consultórios para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos dois tipos de câncer de maior incidência nas curitibanas. Cada unidade de saúde criou sua programação conforme o perfil de sua comunidade e vários locais abriam em dias especiais, aos sábados, para acolher suas usuárias.
O objetivo foi reforçar à população que durante o ano todo as unidades de saúde fazem exames preventivos do câncer do colo de útero e marcam a mamografias, realizada posteriormente por outros prestadores de serviço. A prefeitura oferta 8,9 mil exames de mamografia mensais, sem fila de espera. Esse exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e os profissionais de saúde avaliam os critérios de necessidade e fazem o agendamento do exame.
No Pinheirinho, o Outubro Rosa também incluiu outra data importante para o cuidado com a saúde: no dia 20, reuniu a população da região para o Dia da Prevenção à Osteoporose, doença que aumenta o risco de fratura dos ossos com o avanço da idade e afeta uma em cada quatro mulheres com mais de 50 anos.
A Prefeitura também criou os Varais do Bem, nas Ruas da Cidadania e estendidos nas aulas do grupo Yoga no Parque, em que as pessoas doaram lenços de cabeça para mulheres que estão passando pela quimioterapia. Os lenços arrecadados serão entregues à Secretaria Municipal da Saúde, que vai repassar as doações ao hospitais da cidade em que o tratamento é realizado