Prefeitura faz entrega dos lenços arrecadados pela campanha Varal do Bem
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e o secretário municipal de Comunicação, Marcelo Cattani, distribuíram, nesta segunda-feira (27/11), Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, 600 lenços arrecadados pela campanha Varal do Bem.
Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o combate ao câncer de mama, foram estendidos varais em todas as Ruas da Cidadania, no Instituto Curitiba de Saúde e na Boca Maldita, convocando as pessoas a doarem lenços para serem enviados para mulheres em tratamento da doença.
Numa cerimônia realizada nesta segunda-feira (27/11), na Prefeitura de Curitiba, o material recolhido com a ação foi entregue a representantes de instituições que fazem o tratamento de mulheres com câncer de mama e deve ser repassado, agora, para as pacientes. Estiveram presentes representantes do Hospital São Vicente, Hospital de Clínicas e Evangélico. A Prefeitura também enviará lenços para o Erasto Gaertner/Liga Paranaense de Combate ao Câncer e Santa Casa de Curitiba.
“A ideia dessa campanha é estimular as mulheres a não perderem a autoestima e a vaidade, se mantendo altivas durante o tratamento. É uma ideia altamente criativa, que poderia ser expandida para outras cidades”, disse o prefeito Rafael Graca.
Para a secretária Márcia Huçulak, os lenços trazem esperança na luta contra a doença. “Faz com que a mulher se anime para enfrentar o tratamento dessa doença tão difícil”, afirmou.
Cattani elogiou “a ação inédita com os parceiros da rede hospitalar” e a diretora de Internet e Mídias Sociais da Prefeitura de Curitiba, Cris Alessi, destacou “o papel da Comunicação em promover ações com essa integrando as áreas”.
Estiveram presentes no evento representantes das Administrações Regionais e a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto.
Varal do Bem
O Varal do Bem é uma ação que se iniciou nas redes sociais e se materializou na rua, numa parceria da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Comunicação Social. Apoiaram a ação também o Yoga no Parque e os servidores da Secretaria Municipal do Abastecimento.
Outubro Rosa
No mês passado, as unidades de saúde da Prefeitura criaram mais de cem ações pontuais para levar as mulheres de Curitiba a participarem ativamente do Outubro Rosa, cuidando da própria saúde e colocando em dia os exames preventivos do câncer de mama.
Foram solicitadas no mês de outubro 7,3 mil mamografias. Este número é aproximadamente 36% maior do que a média de solicitação dos meses anteriores. O número de exames clínicos de mamas, realizados nas unidades de saúde por médicos e enfermeiros, dobrou em outubro, em relação à média mensal dos meses anteriores. Em setembro tinham sido 760 exames. Em outubro, foram 1.441.
A mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. Nas unidades de saúde, os profissionais da área avaliam os critérios de necessidade de cada paciente e fazem o encaminhamento e agendamento do exame.