Saúde realiza Mutirão em Aldeia indígena no Caximba
Neste mês de dezembro, a aldeia indígena Kakané Porã, no Caximba, comemora nove anos do início das obras da construção das moradias que hoje abrigam as famílias de remanescentes das tribos guarani, xetá e kaingangs. Entre as ações comemorativas, a Secretaria Municipal da Saúde realizou um mutirão que prestou serviços de prevenção de doenças e orientação aos moradores da aldeia, na manhã do último sábado (9/12).
Pela na aldeia, as equipes de saúde ofertaram avaliações e orientações odontológicas, testes rápidos de sífilis e HIV, verificação de pressão e glicemia para planejamento familiar. À tarde, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude realizou atividades físicas e de recreação na aldeia.
A ação se estendeu ao posto de saúde Caximba, em que foram agendados atendimentos de especialidades médicas e odontológicas. “A intenção foi facilitar o acesso desses serviços a essa população de baixa renda e que precisaria se deslocar longas distâncias para uma consulta com o especialista”, destacou a supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara, Luciana Kusman.
Foram atendidos 35 pacientes na área da Dermatologia e feitas avaliações da possível necessidade de cirurgia plástica, 70 pacientes na Ortopedia, com a solicitação de exames, encaminhamentos para fisioterapia, atividade física ou até mesmo cirurgia, nos casos indicados. Na odontologia, os profissionais do Centro Especialidades Odontológicas Rosário deslocaram suas equipes e equipamentos para realizar 16 procedimentos de endodontia.