Unidades de saúde ganham certificação pela qualidade dos serviços prestados
Dez unidades básicas de saúde de Curitiba receberam nesta quarta-feira (20/12), do governo estadual, o reconhecimento de qualidade pelos serviços prestados, com o selo bronze da tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS).
Para receber a certificação do selo bronze cada uma das unidades precisou cumprir, sem exceção, 105 requisitos relacionados a infraestrutura, recursos humanos, materiais e tecnológicos, gerenciamento de risco, qualidade da atenção.
Este é o primeiro ano que Curitiba participa do processo de certificação, uma vez que o município aderiu ao APSUS apenas a partir da atual gestão do prefeito Rafael Greca.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o objetivo é expandir a certificação para as 110 unidade que fazem parte da rede de atenção básica do município, nos próximos anos. “Nós vamos chegar 2020 com todas as unidades certificadas com selo de qualidade”, disse.
Segundo Márcia, o APSUS é um programa do governo estadual que apoia os municípios paranaenses na atenção à população. “Ao aderir a esse programa, a Secretaria Municipal da Saúde avança no processo de qualificação de atenção, que é uma das nossas metas e um dos desígnios do prefeito Rafael Greca, que quer a gente preste atendimento de qualidade para toda a população", afirmou.
Ao todo, foram certificadas nesta quarta-feira 54 unidades básicas de 15 municípios na 2ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. Participaram da cerimônia pela manhã o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Guilherme Fernandes Graziani, o superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Juliano Schmidt Gevaerd e representantes dos municípios da Região Metropolitana.
A Secretaria de Estado da Saúde implementará uma política de discriminação positiva, dando preferência de repasse de recursos para ampliação e reforma às unidades certificadas.
Anúncio
Durante a cerimônia, também foi anunciado a liberação de recursos para a construção de uma nova unidade de saúde Umbará II, em Curitiba. Em setembro, a unidade pegou fogo. O local está sendo reformado e deve abrir para atendimento à população em janeiro. O imóvel, entretanto, é locado.
Além disso, o Estado vai liberar recursos para reforma em 14 unidades de saúde em Curitiba. O município de Curitiba também foi sorteado, durante a cerimônia, e receberá um kit de mobiliário e equipamentos para unidades de saúde no valor de R$ 115 mil.
Selo Bronze
Veja a lista de unidades de saúde de Curitiba que foram certificadas com o selo de qualidade:
- Trindade II (distrito sanitário Cajuru)
- Tarumã (distrito sanitário Boa Vista)
- Pinheiros (distrito sanitário de Santa Felicidade)
- Capanema (distrito sanitário Matriz)
- Parigot de Souza (distrito sanitário Bairro Novo)
- Nossa Senhora Aparecida (distrito sanitário Bairro Novo)
- Monteiro Lobato (sanitário Tatuquara)
- Oswaldo Cruz (distrito sanitário CIC)
- Santa Quitéria (distrito sanitário Portão)
- Pantanal (distrito sanitário Boqueirão)