Prefeito abre curso de especialização para chefes de unidades de saúde

curso especializacaoA Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), lançou, nesta quarta-feira (14/3), o curso de Especialização em Gestão do SUS: Atenção Primária à Saúde. Com o tema História e Planejamento de Curitiba, a aula inaugural foi proferida pelo prefeito Rafael Greca, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Na aula magna, o prefeito destacou a história da saúde pública em Curitiba, com a criação dos primeiros hospitais e postos nos bairros. O prefeito também lembrou as contribuições que trouxe em seu primeiro mandato, como a adesão ao SUS, a criação da farmácia curitibana, do posto 24 horas e do programa Nascer em Curitiba, que deu origem ao Mãe Curitibana. Greca também destacou os avanços da atual gestão, como a abertura da Unidade de Saúde Jardim Aliança e a criação do aplicativo Saúde Já.

O prefeito também frisou a importância do “cuidar”. “Saúde é bondade. Precisamos que nossas equipes compreendam a fragilidade da condição humana, que tenham compaixão, vontade de servir, acrescido do conhecimento técnico e competência de sua formação”, disse Greca. “É preciso se colocar no lugar do outro com delicadeza”, completou.

Curso

Participam do curso de especialização 116 autoridades sanitárias locais das unidades básicas de saúde e centro de especialidades. Estes servidores são os responsáveis pela gestão de cada um destes equipamentos. Com o curso, lançado no mês do aniversário de Curitiba, a SMS busca aprimorar as capacidades destes profissionais para o exercício da gestão do SUS Curitiba.

“Gestão não se faz apenas com vontade. É preciso visão e planejamento estratégico, por isso estamos investindo na formação de gestores”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “Vamos fazer da nossa instituição uma referência nacional e internacional. Mas não faremos isso apenas com voluntarismo. É preciso conhecimento”, completou.

O presidente do Imap, Alexandre Oliveira, destacou a oportunidade que os profissionais estão tendo. “Vocês contarão com a qualidade dos professores e ao mesmo tempo poderão aprender em campo”, disse. Segundo ele, ainda, ações como essa ajudam a tornar a administração pública mais moderna.

O curso será composto por 384 horas presenciais, ao longo de dez meses. Serão dez disciplinas, divididas em três módulos. Os alunos serão divididos em três turmas e terão uma carga horária de 12 horas por semana. São 20 professores envolvidos.

Ao final do curso e após a apresentação de um trabalho de conclusão, os participantes aprovados serão certificados pelo Imap, como especialistas em gestão do SUS.