Campanha contra hanseníase atingirá 130 mil crianças de escolas municipais e CMEIs

campanha hanseniase ministerio da saudeNos próximos dias, as crianças de 5 a 14 anos das escolas e creches municipais vão levar para casa um convite para participarem da Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase – 2018. Os estudantes vão entregar aos pais e familiares o "termo de aceite de participação" da campanha, que em Curitiba é realizada em parceria pelas secretarias municipais da Saúde e da Educação.

O objetivo é atingir pelo menos 130 mil crianças durante a campanha, que vai até fim de junho. “É muito importante que os familiares permitam que as crianças participem dessa campanha. Vão contribuir para que todo o município fique mais saudável”, destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Liza Bueno Rosso.

Além do "termo de aceite", os pais receberão uma ficha de avaliação de autoimagem dos estudantes, para registrar informações sobre manchas na pele que podem indicar que algo não vai bem.

Essa ficha será entregue na escola e avaliada por profissionais da Saúde. Em casos de suspeita de alguma alteração significativa nas manchas, crianças e familiares serão convidados para novas avaliações nas unidades de saúde para investigar possíveis casos de hanseníase, especialmente nos adultos.

“A criança não transmite a doença. Mas se foi contaminada é porque provavelmente tem contato intenso com um adulto que tem a doença. Isso nos permite investigar e oferecer o tratamento, que é gratuito.”, informa Liza.

Próxima etapa

Na segunda fase da campanha, todas as crianças participantes vão receber, na escola, uma dose de um comprimido para a prevenção de verminoses e parasitoses. Em algumas escolas, ainda serão realizados exames oftalmológicos para identificar possíveis casos de tracoma, doença que, nos casos mais críticos, pode causar a cegueira.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria e que pode causar incapacidades físicas e diminuição a sensibilidade da pele. Em Curitiba, tanto hanseníase quanto o tracoma são doenças que estão sob controle.