Viajantes devem tomar vacina contra febre amarela até hoje
Quem planeja viajar no feriado de Páscoa, deve estar com a vacina contra a febre amarela em dia. A vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência. Assim, quem tem embarque marcado para a Sexta-feira Santa, no próximo dia 30, precisa se imunizar até hoje, terça-feira (20/3).
“Dez dias é o período necessário para que o imunizante consiga induzir anticorpos contra o vírus”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira. A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas que nunca foram vacinadas, entre nove meses e 59 anos de idade.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde de Curitiba. Desde 19 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde adotou um cronograma para otimizar o uso das doses, visto que cada frasco contém cinco doses e deve ser utilizado em até seis horas após aberto. O cronograma pode ser consultado no aqui .
A vacina é recomendada para pessoas de até 59 anos que vão viajar para áreas de risco - prioritariamente para o Sudeste, especialmente em regiões silvestres e de matas - e nunca foram imunizados contra a febre amarela, e crianças aos 9 meses de idade (vacinação de rotina).
Para quem for viajar para áreas em que a vacinação é recomendada, mas não se imunizou dez dias antes do embarque, a indicação é o uso de repelentes, caso circule em áreas de mata.
Curitiba segue livre da circulação do vírus da febre amarela, mas a vacina é ofertada para a população que desejar se prevenir em todas as Unidades de Saúde, mesmo não tendo uma viagem programada para os próximos dias.
A febre amarela
É uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. Não há transmissão de pessoa a pessoa.
No ciclo silvestre (cujos casos têm sido registrados recentemente no País), a transmissão é feita pelo mosquito Haemagogus e Sabethes. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro e a transmissão ocorre a partir do mosquito Aedes aegypti.