Vigilância Sanitária faz orientações para compra de ovos de Páscoa

ovo-pascoa

Quem está contando os dias para a chegada da Páscoa para poder se deliciar com chocolates e ovos de chocolate, deve ficar atento. Para não ter erro e correr o risco de comprar um produto estragado ou sem qualidade, a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, reuniu algumas dicas e orientações para o consumidor ter em mente na hora de adquirir o produto.

De acordo com a diretora de Saúde Ambiental da SMS, Rosana Zappe, é preciso verificar as condições do chocolate, em relação ao armazenamento, embalagem, ingredientes, informações nutricionais, prazo de validade, entre outros. “Qualquer irregularidade que encontrar, o consumidor deve fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária de Curitiba pelo 156”, diz.

Segundo Rosana, além das precauções na hora de comprar, é preciso também ficar atento a alguns cuidados na hora de guardar o produto em casa. Confira as dicas a seguir.

Condições do local no comércio

- Na hora da compra, observe se os ovos e barras de chocolate estão armazenados em local limpo, fresco e arejado, longe de fonte de calor, produtos de limpeza ou qualquer outro produto com odor forte. Não deve haver a incidência direta da luz solar sobre os produtos.

- O chocolate deve ficar em temperatura de aproximadamente de 18ºC. Em ambientes muito quentes o chocolate derrete e, no frio, o produto endurece e pode apresentar coloração esbranquiçada.

Embalagens

- Devem estar íntegras, bem fechadas, sem furos, rasgos ou sinais de violação do conteúdo.

Rótulo

- A embalagem deve conter todos os ingredientes. Deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. Após a lista, deve estar em destaque a informação obrigatória de presença (ou não) de glúten, lactose e ingredientes alergênicos;

- Identificação do fabricante deve estar clara e legível;

- Identificação do lote deve estar clara e legível;

- Tabela de informação nutricional: a dica é optar pelos que possuem menor quantidade de gordura saturada e trans;

- Prazo de validade: sempre verifique o prazo de validade antes de adquirir o produto. Após a Páscoa, redobre a atenção com os produtos em promoção.

- Produtos importados: devem ter uma etiqueta complementar, contendo as informações obrigatórias em português.

Em casa

- Ao chegar em casa evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer. Isso pode alterar a qualidade do produto e, por ser um local bastante úmido, pode fazer com que apareçam fungos e manchas brancas no chocolate.

- Recomenda-se que os ovos recheados sejam os primeiros a ser consumidos, pois possuem ingredientes perecíveis no recheio.