Em 15 meses, Curitiba renova 85% da frota de ambulâncias do Samu

Nesta segunda-feira (26/3), Curitiba recebeu, do governo federal, quatro novas ambulâncias para renovação da frota do Samu, em cerimônia no Palácio Iguaçu. Com isso, desde janeiro do ano passado, em 15 meses de gestão do prefeito Rafael Greca, já são 22 veículos novos substituindo os antigos. Isso equivale a uma renovação de 85% da frota do Samu, que é composta por 26 ambulâncias.

“Essas ambulâncias são a garantia de um serviço mais eficaz do Samu”, disse o prefeito. Segundo ele, com a entrega, todas as ambulâncias da frota ficam renovadas dentro do prazo de validade aceitável, que é de três anos de vida útil. Quando Greca assumiu a Prefeitura, a frota do Samu encontrada estava envelhecida e sem manutenção.

Durante a cerimônia, Greca comemorou as vitórias acima das adversidades. “Nós comemoramos o esforço do Brasil em ser mais forte que as dificuldades e superar a crise de maneira pró-ativa, erguendo-se acima das dificuldades. O Samu representa vida, representa socorro à vida. Quando a vida é protegida, a felicidade do povo se reforça e a virtude dos governantes cresce”, disse o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, destacou o avanço alcançado com o comprometimento de todas as esferas de poder.

Das 22 novas ambulâncias recebidas em 15 meses, 19 foram cedidas pelo governo federal e três pelo governo estadual. Das 26 ambulâncias que compõem a frota do Samu, nove são de suporte avançado, 15 de suporte básico e duas de apoio ao Siate (sendo uma avançada e outra básica).

O Samu faz cerca de 390 atendimentos/dia com uso de ambulâncias, um número 26% maior em relação ao início de 2017.