Hidroterapia reforça atendimento de grávidas no Tatuquara
As gestantes do Tatuquara contam, desde o começo de março, com mais um serviço da Prefeitura durante o pré-natal: a hidroterapia. A atividade atende 20 grávidas da Unidade de Saúde Santa Rita e vai se estender às demais gestantes do Distrito Sanitário Tatuquara nos próximos meses.
“Sou uma mulher de sorte por ter ficado grávida na mesma época em que esse projeto começou. Acho que a neném também gosta, porque ela se mexe bastante durante as aulas”, conta a vendedora Adriana Cândido Souza, 31 anos, grávida de seis meses, à espera da Manoela.
Ela também conta que sentiu diminuírem as dores lombares com as sessões. Os movimentos na água também preparam a mulher para o momento do parto, alongando a região pélvica, além de manter o peso e a musculatura fortalecida.
“A água relaxa e são aplicadas algumas técnicas de watsu, uma terapia que estimula o praticante se projetar como se estivesse no ventre materno, o que reforça, na gestante, o vínculo com o bebê”, explica a fisioterapeuta da unidade, Vivian Ruppenthal Bobato.
As aulas, realizadas na piscina do Clube da Gente Tatuquara, são resultado de uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que oferta o local para as sessões. Quem orienta a prática é a professora do curso de Fisioterapia da faculdade Facear, Carla Ragasson.
“São atividades como esta que mostram que a função da unidade é mais que o tratamento das doenças. É também a promoção da saúde e da qualidade de vida”, destaca a agente sanitária local da Unidade Santa Rita, Laura Cristine Neizer.
Todas as grávidas que já estão praticando a hidroterapia são classificadas com gestação de baixo risco e passaram por avaliação de aptidão para a atividade. As que têm médio e alto risco e têm interesse nas sessões vão passar por consultas médicas.