Prefeito entrega Espaço Cidadania na Ceasa e anuncia unidade de saúde

O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta quinta-feira (29/3), dia do aniversário de 325 de Curitiba, o Espaço Ceasa Cidadania e Saúde. O antigo centro de eventos da unidade passará a receber uma série de atividades voltadas à saúde e cidadania dos produtores, permissionários e demais trabalhadores que atuam no mercado atacadista, além de atender também a comunidade.

Foi assinado um contrato que prevê o repasse para Prefeitura construir uma nova unidade de saúde que atenderá a comunidade Palmeiras, na região da Ceasa. “A Ceasa nos alimenta nos dias de chuva e tormenta. Quem trabalha alimentando as famílias curitibanas merece todo respeito e atenção do Poder Público”, disse Greca. “Estou muito feliz em inaugurar este grande espaço, que trará mais dignidade aos trabalhadores da nossa Ceasa, para que eles, que alimentam a cidade, encontrem a saúde que nos faz viver e avançar.” O projeto do Espaço Cidadania e Saúde foi criado para estabelecer um canal permanente de diálogo entre a sociedade e as instituições. 

Eventos em série

O espaço terá um papel importante para o público interno da Ceasa e para a população do entorno, que faz parte da Regional Tatuquara.

Estão programados inicialmente eventos em oito datas, quando serão realizadas palestras sobre saúde do trabalhador; exploração sexual; trabalho infantil; combate ao uso de drogas; temas ligados a hepatites, entre outras enfermidades; malefícios do tabagismo; posse responsável de animais; doação de órgãos; saúde do idoso, da mulher e do homem, entre outros temas.

O diretor-presidente da Ceasa, Natalino Avance de Souza, agradeceu o governo estadual e municipal pela parceria e destacou o trabalho dos produtores e permissionários da unidade. “A intenção é termos, além das palestras e orientações técnicas, um mutirão de serviços em cada uma dessas ações na Ceasa Curitiba”, disse.

Mais saúde
A nova Unidade Básica de Saúde será construída em terreno cedido pela Ceasa. O Estado fará repasse de R$ 2 milhões para a prefeitura de Curitiba para elaboração do projeto e construção. “A Secretaria Municipal da Saúde irá garantir as equipes profissionais para atuar na unidade. O posto de Saúde irá atender 12 mil pessoas da região, inclusive os profissionais da Ceasa, e, quando entregue, irá substituir a atual Unidade Palmeiras, que seguirá em funcionamento”, explicou a secretária Municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Presenças
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto, os vereadores Mauro Bonato, Ezequias Barros, Rogério Campos, Zezinho do Sabará, Beto Morais, Maria Letícia e Sabino Pícolo e os administradores regionais da cidade.